Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/02/2002 - 15h36

Emissão de cheques pré-datados cresce em janeiro

Publicidade

ELAINE COTTA
da Folha Online

O número de cheques pré-datados cresceu em janeiro, segundo balanço realizado pela Cheque-pre.com e divulgado hoje. Apesar do crescimento no volume de emissões, o valor dos cheques diminuiu 13%, segundo a pesquisa.

O balanço mensal da Cheque-Pre.com, empresa de proteção ao crédito, mostra que no mês de janeiro a participação dos pré-datados nos pagamentos efetuados foi de 61%, um aumento de 5 pontos percentuais ante a média anterior, que foi de 56%. A queda de 13% no valor dos cheques é resultado da maior cautela do consumidor em relação aos gastos, segundo a instituição.

"Apesar de ser um mês em que as pessoas tradicionalmente estão em férias ou aproveitam para equilibrar o orçamento, compensando os gastos de final de ano, janeiro registrou aumento na emissão de pré-datados junto ao comércio e setor de serviços'', ressalta a empresa.

O Sudeste teve evolução de 5 pontos percentuais na participação dos pré-datados, igualando-se à média nacional, com aumento de 4% no prazo médio e queda de 8% no valor médio dos cheques.

Segundo a pesquisa, o comércio foi o que mais recebeu os cheques pré-datados. Nesse setor, o valor médio dos cheques diminuiu 8% em relação a dezembro.

No setor de serviços, houve um reflexo direto da diminuição do preço dos combustíveis. Isso pode ser comprovado, segundo a Cheque-pre.com, no segmento postos de gasolina, que apresentou queda de 24% no valor médio do cheque. De uma forma geral, esse setor teve uma queda de 7% no valor médio.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página