Em reunião com ministros, Lula reitera que inflação está sob controle
RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu nesta terça-feira o vice-presidente José Alencar e alguns ministros para tratarem sobre a alta dos preços dos alimentos e o aumento da inflação que preocupam o governo. Interlocutores informaram que o presidente reiterou que a inflação está sob controle e que o momento deve ser classificado como uma fase de ajustes.
Na reunião, o ministro Guido Mantega (Fazenda) fez uma minuciosa exposição sobre as medidas tomadas, informando que são corretas e terão efeitos em breve. A previsão dele é que os resultados positivos aparecerão com o lançamento do Pacote de Estímulo à Produção de Alimentos, que deve ocorrer até o começo do próximo mês.
Mantega citou também como medidas positivas e de contenção do crescimento da inflação o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), a elevação dos juros e o aumento do superávit. Na reunião, Lula afirmou que a tendência é de o país continuar crescendo.
A reunião de coordenação política foi dedicada em parte para tratar sobre a alta dos alimentos e inflação. Na primeira etapa da reunião, realizada hoje no Palácio do Planalto, o presidente analisou os efeitos das denúncias sobre as irregularidades envolvendo a venda da VarigLog.
Para Lula e os ministros, segundo interlocutores, as acusações feitas por Denise Abreu, ex-diretora da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), provocaram uma crise artificial. Na semana passada, o presidente desqualificou Denise Abreu.
Leia mais
- Inflação já faz consumidor buscar alimentos mais baratos, indica IBGE
- Combate à inflação é prioridade do governo, diz Lula
- BC deve manter ritmo de alta dos juros até o fim do ano, estima Febraban
Livraria da Folha
- Coleção "Biblioteca Valor" explica principais conceitos de economia
- Conheça os alimentos do futuro
- Livro ensina famílias a organizar o orçamento da casa
Especial


avalie fechar
Já deu pra perceber o porque deste meu "estado de espírito", eu retirei o equipamento do meu carro e descobri isso tudo há 7 dias do prazo final!
avalie fechar
Quem mata mais são os maus condutores dos automóveis.
São pessoas despreparadas, sem nenhuma condição de conduzir um veiculo.
O carro não tem culpa nenhuma, pois, é uma máquina.
avalie fechar