Dólar fraco é culpado pela inflação global, diz chefe do BC chinês
da France Presse, em Annapolis (EUA)
O governador do Banco Central da China, Zhou Xiao Chuan, advertiu nesta terça-feira que a queda do dólar está causando o aumento dos preços do petróleo e de outras matérias-primas, fortalecendo a inflação e afetando as nações em desenvolvimento.
"Um dólar fraco inevitavelmente causará o aumento das matérias-primas, incluindo o petróleo, e os preços dessas commodities subirão fortemente", advertiu Zhou aos jornalistas depois de se reunir com o presidente do Fed (Federal Reserve, o BC americano), Ben Bernanke, e com o secretário do Tesouro, Henry Paulson, nos encontros de alto nível realizados em Annapolis (Maryland).
Chuan disse também que o aumento dos preços das matérias-primas causa "pressões" para a valorização da moeda chinesa, o que "fortalecerá a inflação".
"Muitos países em desenvolvimento já sentem os efeitos", disse.
O dólar permanece em queda apesar das aparentes tentativas de Washington de sustentar sua moeda, assim como de manter a inflação sob controle e limitar a necessidade de aumentar as taxas de juros, que podem afetar o crescimento econômico.
O yuan se valorizou cerca de 20% em relação ao dólar nos últimos três anos.
Leia mais
- Impacto dos alimentos no consumo prejudica indústria, diz Fiesp
- Em reunião com ministros, Lula reitera que inflação está sob controle
- Inflação anula rendimento e poupança perde poder aquisitivo em maio
- Inflação já faz consumidor buscar alimentos mais baratos, indica IBGE
- Chuva nos EUA gera mais pressão nos preços de grãos
Livraria da Folha
- Folha Explica o dólar, a especulação financeira e o euro, veja capítulos
- Veja como reduzir demanda por combustíveis fósseis
- Coleção "Biblioteca Valor" explica principais conceitos de economia
- "Os Axiomas de Zurique" ensina a investir em ações com dicas práticas de banqueiros suíços
- Livro ensina famílias a organizar o orçamento da casa
Especial


avalie fechar
Já deu pra perceber o porque deste meu "estado de espírito", eu retirei o equipamento do meu carro e descobri isso tudo há 7 dias do prazo final!
avalie fechar
Quem mata mais são os maus condutores dos automóveis.
São pessoas despreparadas, sem nenhuma condição de conduzir um veiculo.
O carro não tem culpa nenhuma, pois, é uma máquina.
avalie fechar