Publicidade

Dinheiro
24/06/2008 - 13h07

Confiança do consumidor paulista piora, diz Fecomercio-SP

Publicidade

da Folha Online

Os aumentos de preços, as incertezas quanto a inflação e a perspectiva de alta dos juros afetaram a confiança do consumidor paulista na economia, conforme revela sondagem da Fecomercio-SP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo), divulgada nesta terça-feira.

O chamado ICC (Índice de Confiança do Consumidor) teve leitura de 142,9 pontos em junho, o que representa uma queda de 3,1% sobre a pontuação de maio. Pela metodologia do ICC, uma leitura abaixo de 100 pontos indica um consumidor pessimista quanto a economia, enquanto acima desse patamar revela um consumidor otimista.

Na visão do departamento econômico da Fecomercio-SP, a queda do indicador significa que o paulista está mais cauteloso. Essa variação de sentimento foi mais expressiva entre os consumidores das faixas de renda mais baixa (rendimento inferior a dez salários mínimos). O ICC dos mais pobres teve um decréscimo de 3,6%.

Entre os consumidores mais ricos (rendimentos superiores a dez salários mínimos), a retração foi menor: o ICC dessa categoria decresceu 2,5% no mesmo período.

Especialistas em inflação têm ressaltado que os índices de preços subiram nos últimos meses principalmente por conta do encarecimento dos produtos alimentícios, que ocupam maior espaço na cesta de consumo das famílias mais pobres.

O INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), calculado entre as famílias com renda mensal até seis salários mínimos, ficou em 0,96% em maio, ante 0,64% de março. Nos 12 meses encerrados em abril, o indicador acumula elevação de 6,64%, acima dos 5,90% relativos aos 12 meses imediatamente anteriores.

Melhora sobre 2007

A Fecomercio-SP ressaltou que o ICC melhorou na comparação com junho do ano passado: o índice é 9,6% mais alto, o que reflete, na visão dos economistas da Federação paulista, a melhora no poder de compra e a estabilidade no nível de endividamento.

A pesquisa do ICC é realizada todo mês, junto a 2.100 consumidores do município de São Paulo. A sondagem leva em conta tanto a percepção do consumidor sobre as condições econômicas atuais quanto suas expectativas para os próximos meses.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca