Três novas usinas serão negociadas em leilão de agosto
ANA CAROLINA OLIVEIRA
da Folha Online, em Brasília
Começou hoje e vai até 9 de julho a audiência pública documental para a proposta do edital do leilão de ampliação de energia A-5. O leilão está previsto para acontecer em 28 de agosto desse ano e serão negociadas três novas usinas hidrelétricas, Cambuci e Barra do Pomba, no Rio de Janeiro, e Baixo Iguaçu, no Paraná. A energia proveniente dessas usinas começará a ser entregue em 2013.
Os preços de referência do leilão ainda não estão no edital. Eles ainda vão ser propostos pelo Ministério de Minas e Energia e passarão por aprovação da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Depois de aprovados, eles vão ser anexados à versão final do documento.
As concessionárias que podem participar desse leilão são aquelas que declararam no começo desse ano ao Ministério de Minas e Energia a necessidade de compra de energia elétrica para 2013.
O leilão vai negociar contratos de comercialização de energia no ambiente regulado de 30 anos, na modalidade para usinas de fonte hidráulica, e de 15 anos, por disponibilidade para usinas termelétricas e demais fontes.
Neste ano foi realizado apenas um leilão de usina hidrelétrica, o de Jirau, vencido pelo consórcio Energia Sustentável --liderado pela Suez e pela Camargo Corrêa. Estão previstos para este ano no site da EPE (Empresa de Pesquisa Energética) mais três leilões.
Leia mais
- Funcionários de agências reguladoras vão ganhar até R$ 15 mil
- Brasil precisa de R$ 1 trilhão em infra-estrutura para evitar gargalos, diz Abdib
- AGU consegue liberar obras da hidrelétrica de Estreito
- Aneel reajuste tarifas de energia no Paraná em 0,04%
- Portuguesa EDP anuncia acordo sobre energia elétrica do Brasil
Livraria da Folha
- Livro analisa o problema energético mundial e apresenta energias alternativas
- A história da eletricidade é odisséia tecnológica com heróis e vilões, triunfos e tragédias
- Livros mapeiam a água, recurso mais precioso do planeta
- Manual ensina como aliar os negócios às questões ambientais
Especial

