Dinheiro
26/06/2008 - 03h27

Rival da InBev deve rejeitar oferta de compra, diz jornal

Publicidade

da Efe, em Nova York

A cervejaria americana Anheuser-Busch está disposta a dizer não à oferta hostil de compra apresentada pela belga-brasileira InBev, avaliada em US$ 46 bilhões, informa a edição eletrônica do "The Wall Street Journal" nesta quinta-feira.

A decisão pode ser tomada nesta semana, destaca a publicação, que cita fontes não identificadas envolvidas no assunto.

Segundo o "Wall Street Journal", a Anheuser-Busch, fabricante da cerveja Budweiser, alega que a oferta apresentada pela InBev subavalia seu valor de mercado, razão pela qual montará uma estratégia para aumentar a cotação de suas ações.

Os planos da cervejaria americana incluiriam a venda de ativos considerados não essenciais para seu negócio central.

Há duas semanas, a InBev apresentou uma oferta hostil de compra à sua concorrente que contemplava o pagamento de US$ 65 por ação, valor 30% maior que o da cotação dos papéis antes de a belgo-brasileira manifestar seu interesse pela Anheuser-Busch.

A cervejara americana, com sede em Saint Louis, disse na ocasião que seu conselho administrativo avaliaria a oferta "minuciosamente e no contexto de todos os fatores relevantes, inclusive de seu plano estratégico a longo prazo".

Devido à falta de uma resposta, a InBev aumentou a pressão para que a concorrente aceite sua oferta, enfatizada mais uma vez nesta quarta-feira por seu executivo-chefe, o brasileiro Carlos Brito.

Em carta dirigida a August Busch 4, presidente e executivo-chefe da Anheuser-Busch, Brito reafirmou ontem o desejo de unir as duas empresas e formar uma líder do setor em nível mundial.

Em sua carta, o executivo brasileiro diz ainda que a reação do mercado à proposta da InBev "foi extremamente positiva".

Além disso, afirma que manteria em Saint Louis a sede corporativa da companhia na América do Norte e também da marca Budweiser, e promete que todas as fábricas nos EUA permanecerão abertas.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca