Dinheiro
27/06/2008 - 15h45

Volks pode transferir parte da produção para Argentina para evitar gargalo

Publicidade

KAREN CAMACHO
Editora-assistente de Dinheiro da Folha Online

A Volkswagen do Brasil estuda formas de ampliar sua produção para atender ao aquecido mercado interno. Uma das opções é transferir parte da produção do Fox --atualmente em São José dos Pinhais (PR) para a fábrica de Pacheco, na Argentina. A outra, é ampliar a produção no Brasil, provavelmente na unidade Anchieta (São Bernardo).

Segundo o presidente da Volks no Brasil, Thomas Schmall, as vendas no mercado doméstico cresceram mais do que o esperado pela indústria. Na unidade de Pacheco já é produzido o SpaceFox. A terceira versão do modelo, o CrossFox, é fabricada também em São José dos Pinhais.

Até janeiro, o Fox era feito na unidade Anchieta. A empresa decidiu pela transferência para dar espaço à produção do novo Gol, que será lançado no próximo domingo.

Schmall afirmou que as unidades de Taubaté (SP) e São José dos Pinhais operam em três turnos e utilizam 100% da capacidade instalada. A unidade Anchieta é a única com dois turnos e permitiria alguma ampliação.

De acordo com o executivo, a Volks Brasil produzia 600 mil veículos por ano quando ele chegou, no início de 2007. Este ano a produção deve fechar em 800 mil e, para 2009, a previsão é a empresa produza mais de 900 mil veículos.

Atualmente, as unidade de Anchieta e Taubaté produzem 1.100 veículos por dia e, a de São José dos Pinhais, 870.

Com a expansão do mercado, a Volks Brasil passou a matriz, na Alemanha, e assumiu o segundo lugar em vendas da marca, perdendo apenas para China.

Schmall afirmou que as expectativas para este ano são positivas em vendas e também faturamento. Sem detalhes, informou que a empresa deve fechar com resultado positivo.

Novo Gol

Divulgação
Novo Gol vai substituir maior parte da linha do atual, que existirá apenas na versão básica
Novo Gol vai substituir maior parte da linha do atual, que existirá apenas na versão básica

A Volkswagen lança, neste domingo, após três anos e meio de trabalho e R$ 1,2 bilhão em investimento, o novo Gol. Transformado e tecnologicamente mais moderno, ele pode garantir à empresa o retorno ao topo do ranking --atualmente a Volks é a segunda, atrás da Fiat.

Para o lançamento na TV, Silvester Stallone e Gisele Bündchen dividem o comercial que vai ao ar a partir de domingo. A marca aposta no conceito de unir a força do veículo (já tradicional) com a beleza (nunca vista). A apresentação do novo Gol será feita oficialmente em uma festa na unidade Anchieta (São Bernardo), domingo, com a presença do presidente Lula, apresentação de Luciano Huck e show de encerramento da cantora baiana Ivete Sangalo.

O carro vai substituir a maior parte da linha do atual Gol, que existirá apenas em sua versão básica, duas portas, voltada para frotistas. O novo Gol terá três versões 1.0, 1.6 e 1.6 Power, todas com quatro portas, com preço a partir de R$ 28,9 mil.

O Gol é o veículo mais produzido pela montadora alemã. Foram 5,7 milhões de unidades desde o seu lançamento, em 1980. O Fusca, o segundo mais produzido, somou 3,3 milhões. Há 21 anos o Gol é líder de vendas no mercado interno. Atualmente também é líder na América Latina e é o quinto mais vendido da marca em todo o mundo.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca