Lula exalta tecnologia do biocombustível e defende álcool brasileiro em SP
KAREN CAMACHO
Editora-assistente de Dinheiro da Folha Online
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender o álcool brasileiro neste domingo, durante lançamento do novo Gol, da Volkswagen, em São Bernardo (ABC). Ele lembrou que em 2003 estava no lançamento do carro flex fuel (bicombustível) e que havia quem duvidasse do sucesso da tecnologia.
"Hoje, quase 100% da frota é flex fuel e um dia o mundo vai se curvar aos combustíveis renováveis", disse Lula, que avaliou que o Brasil será beneficiado se um dia o álcool passar a ser utilizado em outros países.
O presidente voltou a ressaltar os recordes da indústria automotiva nos últimos anos e disse que o desempenho é fruto do fortalecimento da economia brasileira. Lula contou que em 2003 recebeu diretores da indústria automotiva e que eles "choravam que pareciam crianças na hora de mamar".
"Eu disse a eles: tem de ter paciência porque as coisas vão acontecer. Hoje volto aqui com a indústria automotiva batendo todos os recordes", disse Lula.
No início deste mês, a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) elevou suas projeções para este ano. Antes estimada em 3,235 milhões (alta de 8,9% sobre 2007), a produção deverá chegar a 3,425 milhões (aumento de 15% sobre o ano passado, quando já foi recorde), segundo a nova estimativa.
As vendas internas devem chegar a 3,060 milhões, um aumento de 24,2% sobre 2007. Na projeção anterior, a Anfavea esperava 2,895 milhões de licenciamentos, o que significaria alta de 17,5% sobre o ano passado.
Leia mais
- Nicarágua critica a defesa que Brasil e Colômbia fazem aos biocombustíveis
- Brasil tenta derrubar na UE "taxa verde" ao álcool
- Lula diz que álcool passou a ser atacado após Brasil ganhar destaque
- À sombra de Lula, PT homologa candidatura de Marta Suplicy em SP
- Brasil tem condições de ganhar guerra dos biocombustíveis, diz Lula
Livraria da Folha
- Coleção "Biblioteca Valor" explica principais conceitos de economia
- Conheça fontes de energia renovável, como biocombustíveis, em livro da série "Mais Ciência"
- "Guia Folha - Veículos" ensina como comprar, vender e cuidar do carro
Especial


Pontualmente existe setores que sentem dificulades.....Exemplifico o pleito do setor moveleiro que reivindica redução de ipi por 6 meses, acredito na legitimidade da reivindicação. Mas para este caso deveria focar o incentivo ao uso mais intensivo de componentes advindos de reflorestamentos.
avalie fechar
avalie fechar
avalie fechar