Dinheiro
01/07/2008 - 14h37

Reservas na camada pré-sal podem estar ligadas, diz Petrobras

Publicidade

da Reuters, em Madri
da Folha Online

A Petrobras estima que as reservas petrolíferas descobertas na camada pré-sal --de grande profundidade, abaixo da camada de sal subterrâneo-- podem estar interligadas, disse nesta terça-feira o diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella.

"Há expectativas de unitização a partir dos resultados que temos, mas temos de esperar por mais perfurações", disse Estrella, em Madri. Unitização é o processo em que, quando se tem duas áreas na superfície que são contínuas, com um reservatório que se estende por mais de um bloco de produção, deve-se encontrar uma maneira de otimizá-las.

A área do pré-sal estende-se do Espírito Santo a Santa Catarina, e engloba três bacias (Espírito Santo, Campos e Santos), numa extensão aproximada de 800 quilômetros. As empresas envolvidas na exploração da área do pré-sal, além da Petrobras, são o BG Group, a ExxonMobil, a Hess Corp, a Galp, a Petrogal, a Repsol e a Royal Dutch Shell.

Segundo Estrella, as empresas terão de trabalhar em conjunto se os blocos forem unitizados. "Um grande esforço dessas companhias será necessário, lideradas pela Petrobras, já que operamos em quase todos os blocos, de modo a chegarmos a um acordo para começar a produção", disse.

O diretor não comentou se uma nova companhia teria de ser constituída para a produção conjunta a partir do bloco unitizado. Ele confirmou, no entanto, que a estimativa de reservas recuperáveis no campo de Tupi é de 5 bilhões a 8 bilhões de barris de equivalente ao petróleo leve.

Se confirmada, essa seria a maior descoberta em águas profundas; Estrella destacou, no entanto, que as estimativas ainda são "muito preliminares". Ele prevê que estimativas semelhantes sobre os campos de Carioca e Parati estejam disponíveis em até dois anos.

Na semana passada, em entrevista ao diário britânico "Financial Times", o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, voltou a defender uma mudança nas leis que regem o setor petrolífero. "O Brasil precisa mudar as leis que regem a indústria do petróleo para lidar com seu futuro status de grande produtor de petróleo e arrecadar mais receita para o Estado", disse.

Desde a descoberta das reservas no pré-sal a Petrobras discute uma renovação na lei das concessões. De acordo com as regras atuais, as empresas petrolíferas compram concessões para procurar petróleo em áreas já demarcadas. Para compensar o risco e o investimento, elas recebem o controle sobre qualquer descoberta e pagam royalties ao Estado.

Na sexta-feira (27), a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, defendeu mudanças nas regras de distribuição dos royalties da exploração do petróleo descoberto na camada pré-sal. "Não queremos tirar royalties de ninguém, mas queremos discutir a existência do pré-sal e o que se faz com os recursos do pré-sal. Se se configurar o que se espera, se nos transformarmos em país exportador, a ambição do país tem que ser um pouco maior. O que vamos fazer com esses recursos não pode ser uma distribuição nos moldes tradicionais, até porque mudou-se de patamar", disse.

Comentários dos leitores
O Pacificador (174) 20/11/2009 13h32
O Pacificador (174) 20/11/2009 13h32
Preço do petróleo tem forte recuo com alta do dólar...
Agora sim que a Venezuela, do Chávez doidão, vai para o buraco de uma vez.
Eles ao contrário do resto mundo estão entrando em profunda recessão, só agora.
Haviam conseguido se segurar pelas tabelas, graças ao petróleo.
Com a queda no valor do principal e único produto gerador de divisas de lá, e com apagões constantes e falta crônica de produtos de primeira necessidade acontecendo, a Venezuela pode estar entrando em franca bancarrota.
Seria o fim dos bolivarianos...
sem opinião
avalie fechar
Cassio Tavares (631) 17/11/2009 17h45
Cassio Tavares (631) 17/11/2009 17h45
Essa declaração do Aécio só vem confirmar a grande admiiração que tem pelo Presidente Lula. Ele que já havia dito assim ;
EU QUERO SER O CANDIDATO PÓS-LULA E NÃO O ANTI-LULA. E mais uma declaração assim : O PRESIDENTE LULA SERÁ LEMBRADO PELO POVO BRASILEIRO DURANTE 100 ANOS. E já repetiu várias vezes ( quase todos os dais ) que não aceita ser candidato a vice numa chapa com o Governador José Serra. Ou seja, besta ele não é. Iria correr um risco enorme de ficar sem nada e portanto segundo ele, ou será candidato do partido a presidente ou será candidato ao senado. Está novo e tem muito tempo para se candidatar em 2.014 ou em 2.018.
E o governador José Serra ? Ah, esse aí vai empurrando com a barriga a sua decisão sobre o caminho a tomar. Ele está numa tremenda saia justa porque não sabe como dizer ao partido que não será candidato a presidente da república, mas que irá tentar a reeleição ao governo de São Paulo. Outro que não é nada besta. E assim vai seguindo um partido sem discurso, sem rumo, sem projetos e também sem candidatos para as eleições de 2.010. Eta desgraceira. O mais curioso é que, não só o Gov. Aécio Neves em entrevista ao João Dória Jr. como também outros politicos do partido dizerem que não podem deixar de jeito nenhum que, na campanha de 2.010, os governistas façam as comparações entre o atual governo e o do Sr. Fernando Henrique. Mas isso já está decidido e não existe lei no Brasil que proiba essa campanha. E a coisa vai ficando cada vez mais preta.
3 opiniões
avalie fechar
Marcos cunha (74) 17/11/2009 14h33
Marcos cunha (74) 17/11/2009 14h33
No Brasil descobriram o pré-sal, em Angola mais petróleo e o que parece é que tem uma tendencia muito grande em aperfeiçoar o carro movido a eletricidade, se este for aperfeiçoado, o petróleo vai cair o preço aceleradamente, será que vai valer a pena extrair o óleo de águas profundas a um custo tão alto?...
Outra coisa, acho bom ja irem pensando o que fazer com os restos das baterias, pois sabemos que são altamente poluentes, aí deixaremos de poluir o ar, para contaminar o solo, na minha opinião o problema da energia é muito complexo, vamos esperar pra ver e torcer para os cientistas que estão trabalhando com o acelerador de partículas conseguirem uma alternativa mais limpa e mais eficiente.
2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (359)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca