Starbucks fechará 600 lojas e eliminará 12 mil empregos nos EUA
da Efe, em Nova York
A rede americana de cafeterias Starbucks anunciou nesta quarta-feira que planeja fechar 600 lojas nos Estados Unidos, o que vai gerar o fim de 12 mil empregos.
A Starbucks disse que a maioria dos fechamentos acontecerá na segunda metade de seu ano fiscal de 2008 e na primeira de 2009, e que afetará as cafeterias que rendem menos que o esperado.
Cerca de 70% dos estabelecimentos que não funcionarão mais estavam abertos desde o início do ano fiscal de 2006, acrescentou Starbucks.
Além disso, a empresa informou que durante o próximo ano fiscal abrirá menos de 200 cafeterias nos EUA, contra as 250 que previa inaugurar inicialmente nesse período.
"Ao longo da história da companhia, sempre aspiramos colocar nossa gente em primeiro lugar", afirmou por meio de um comunicado o presidente e conselheiro geral da Starbucks, Howard Schultz, que considera a decisão "difícil".
Essa medida "afeta a vida das pessoas que trabalharam tão duro para oferecer um serviço superior a nossos clientes", ressaltou.
A cadeia de cafeterias com sede em Seattle (Washington) anunciou em março passado uma estratégia para recuperar clientes e combater assim a crescente concorrência e a desaceleração da economia americana.
Há meses, a companhia sofre uma deterioração em seu modelo de negócio, que os clientes atribuem à perda de qualidade do café que servem e do encantamento que sempre marcaram seus estabelecimentos.
A Starbucks tem atualmente 16 mil cafeterias em 45 países, mas a maior parte de seu faturamento provém do mercado americano.
As ações da empresa subiam 0,78%, para US$ 16,40, nas operações eletrônicas posteriores ao fechamento do mercado Nasdaq.
Leia mais
- Pé na África: Starbucks vs. Etiópia
- Starbucks abre primeira loja no interior de São Paulo
- Crescem processos contra Starbucks por descumprir lei de gorjetas
- Starbucks anuncia mudanças a acionistas para enfrentar crise americana
- McDonald's concorrerá com Starbucks e venderá bebidas a base de café
- Starbucks faz recall de 250 mil xícaras de plástico fabricadas na China
- Empresária que trouxe Starbucks ao Brasil morre em acidente no Rio
Livraria da Folha
- Livros da "The Economist" explicam termos essenciais de economia e negociação
- Aprenda a melhorar o atendimento ao cliente e obtenha sucesso profissional
- Guia ensina a dominar a tensão para alcançar metas
- Folha Explica o dólar e sua importância no mundo globalizado
Especial


