Dinheiro
03/07/2008 - 07h50

Com trégua de alimentos, inflação em SP desacelera em junho, diz Fipe

Publicidade

da Folha Online

Atualizada às 14h54

O IPC (índice de Preços ao Consumidor) da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da USP) voltou a desacelerar e fechou o mês de junho em alta de 0,96%, menor índice mensal desde abril, quando a alta foi de 0,54%. O desaquecimento nos preços dos alimentos contribuiu para o resultado. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira.

O índice da categoria Alimentação registrou alta de 2,87%, menor desde a terceira quadrissemana de maio, quando houve alta de 2,61%. Foi também a terceira semana consecutiva de desaceleração do índice. Em maio, os preços dos alimentos tiveram alta de 3,17%. A categoria contribuiu com 67,53% na composição do índice.

"Alimentação continua o grupo de maior pressão do índice. É disparado a maior variação dos grupos. O IPC ficaria em 0,32% sem a inflação de alimentação. A boa notícia é a desaceleração, até expressiva, de 3,20% na terceira semana para 2,87% no fechamento. Exceto por alimentos fora do domicílio, todos os subgrupos contribuíram para isso", disse Márcio Nakane, coordenador da pesquisa da Fipe, que destacou a performance dos produtos in natura, que apresentaram deflação de 1,47% em junho.

Entenda a diferença entre os principais índices de inflação

Os preços na categoria Habitação também desaceleraram e tiveram alta de 0,30% (menor desde a terceira quadrissemana de fevereiro, 0,21%), contra 0,54% uma semana antes. No encerramento de maio, o indicador registrou alta de 0,74%. Na categoria Transporte os preços caíram para uma alta de 0,15% (menor avanço desde a segunda semana de novembro de 2007, 0,13%) no fim de junho, contra 0,16% uma semana antes.

Na categoria Vestuário, no entanto, os preços tiveram alta, passando de 0,43% para 0,55%. Na categoria Despesas Pessoais os preços também subiram, de alta de 0,65% para 0,80%.

Na categoria Saúde houve alta de 0,44% para 0,82%, segundo os dados divulgados hoje. Na categoria Educação os preços mantiveram a alta de 0,08%, mesma variação registrada na penúltima semana de junho.

O IPC (Índice de Preços ao Consumidor) da Fipe mede a variação dos preços no município de São Paulo de famílias com renda até 20 salários mínimos.

Comentários dos leitores
O Pacificador (85) 11/11/2009 13h37
O Pacificador (85) 11/11/2009 13h37
Inflação em 12 meses é a menor em dois anos...
A inflação, até pode ter caído, mas os juros praticados pelo Brasil, ainda são um dos mais altos do mundo.
Isso prejudica, entre outras coisas, diretamente o crescimento das empresas, e a geração de novos empregos.
Mas quem liga para isso?
Afinal os bancos, grandes amigos e parceiros deste governo que aí está, nunca ganharam tanto dinheiro como agora.
Então tudo bem.
sem opinião
avalie fechar
Francisco Oliveira (333) 11/11/2009 11h02
Francisco Oliveira (333) 11/11/2009 11h02
Pois é tem gente festejando a inflação baixa, eu também acho muito bom, mas o país está vivendo uma euforia de consumo e deixando de lado o FUNDAMENTAL, depois do APAGÃO desta noite fica claro que este governo se preocupou com o consumo, deixando o povo delirar com seu ídolo, mas os investimentos em infraestrutura estão lá atrás, nossos aeroportos são um desastre em eficiencia, não se resolveu o gravíssimo problema da transmissão de energia elétrica que tanto criticaram o governo passado por isto, não temos saneamanto básico para mais da metade dos brasileiros, a súde no nort/e-nordeste-centro-oeste é um desastre. Agora geladeiras TV's LCD, e eletrodomésticos até em favelas são acessíveis, mas isto resolve? ou nos deixa lá no velho terceiro mundo? sem opinião
avalie fechar
JOSE MOTTA (32) 04/11/2009 11h02
JOSE MOTTA (32) 04/11/2009 11h02
EU DUVIDO. O LUGAR DO SENHOR CIRO GOMES É NO CEARÁ. QUAL A INTENÇÃOP DO SENHOR CIRO SER CANDIDATO POR SÃO PAULO? ACREDITO QUE POVO PAULISTA NÃO SEJA TÃO INJENUO. O COLOR DE MELO, AGORA AMIGO DO PRESIDENTE, TAMBÉM QUIZ SER CANDIDATO POR SÃO PAULO. 4 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (243)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca