Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/02/2002 - 19h15

FHC anuncia amanhã fim do racionamento em cadeia de rádio e TV

Publicidade

da Folha de S.Paulo, em Brasília

O presidente Fernando Henrique Cardoso anunciará amanhã em cadeia de rádio e televisão, prevista para ir ao ar às 20h, o fim do racionamento de energia. Antes ele participará da reunião plenária do "ministério do apagão", que ocorrerá pela manhã, na qual será divulgado um balanço do período de racionamento.

FHC fará o pronunciamento em tom de agradecimento pela compreensão e contribuição da sociedade diante do apelo do governo para economizar energia. Deverá relembrar também as razões do racionamento.

Ele destacará que é preciso manter o alerta e não exceder nos gastos de energia. A gravação do pronunciamento estava prevista para esta noite, após a chegada do presidente de sua viagem a Buenos Aires.

Hoje, o ministro José Jorge disse que existe 51% de chances de o racionamento acabar somente em março. A Folha apurou que foi apresentada a hipótese de o racionamento acabar imediatamente, com efeito retroativo ao início do mês. A decisão final será de FHC, com base na análise feita pelo "ministério do apagão".

Os reservatórios das hidrelétricas das regiões Sudeste e Centro-Oeste estavam com 56,43% de sua capacidade no domingo _ 4,43 pontos percentuais acima do nível estabelecido para o fim do racionamento.

Na região Nordeste, os reservatórios estavam, no domingo, com 47,8% de sua capacidade _0,2 ponto percentual abaixo do nível para encerrar o racionamento. A previsão da área técnica é que hoje os reservatórios da região Nordeste já estejam em 48,16%.


Leia também:
  •  Na Argentina, FHC diz que desistiu de controlar preço da gasolina

  •  FHC pede à Petrobras avaliação de alternativas a aumento da gasolina

  •  Ministro quer fim de racionamento no dia 1º de março

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página