Dinheiro
07/07/2008 - 15h32

FMI anuncia mudança de foco e diz que é hora de "virar a página"

Publicidade

da Folha Online

O FMI (Fundo Monetário Internacional) anunciou hoje, em seu Programa de Trabalho, que vai mudar o foco de atuação em atividades e questões financeiras, dando mais ênfase ao trabalho para ajudar seus membros a enfrentar os desafios do século 21.

"É hora de virar a página. Nosso trabalho de reestruturação do Fundo está bem avançado, mas o trabalho de trazer novo foco está apenas começando", afirmou Dominique Strauss-Kahn, diretor da instituição.

Strauss-Kahn enfatizou que o Programa de Trabalho do FMI está focado em "ações para ajudar seus membros a enfrentar os desafios globais."

"O principal guia de nosso trabalho continuará a ser a responsabilidade com a necessidade de nossos membros", afirmou ainda, ao explicar que o FMI terá como alvo promover, nos próximos meses, "substancial progresso" em quatro áreas prioritárias.

A primeira, segundo comunicado divulgado hoje, é ajudar os membros do FMI a lidar com crises eminentes e questões urgentes, como a crise dos alimentos, a alta dos preços dos combustíveis e o setor de crédito.

A segunda prioridade é lançar um "novo olhar" para os instrumentos de empréstimo. Para o órgão, o FMI, precisa de adaptar à nova realidade, incluindo novas regras de liberação, o que permitirá oferecer aos países boas opções de acesso ao capital.

A terceira prioridade é colocar em prática "novas ferramentas de organização e práticas de trabalho", o que engloba boa garantia para aproximar mais os países emergentes.

A quarta e última prioridade é promover avanços na agenda de governança da instituição, que entra na segunda fase.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca