Publicidade

Dinheiro
08/07/2008 - 19h36

Exigências ambientais não atrasarão Angra 3, diz ministro

Publicidade

LORENNA RODRIGUES
da Folha Online, em Brasília

O ministro Edison Lobão (Minas e Energia) disse nesta terça-feira que as exigências da área ambiental não deverão atrapalhar o início da construção da usina de Angra 3, prevista para 1º de setembro.

Hoje, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, disse que vai impor condições para o funcionamento da usina, como a exigência de um programa para a destinação do lixo nuclear, criação de uma taxa destinada à conservação de parques próximos à usina e a contratação de empresas para o monitoramento externo dos índices radioativos.

"Essas exigências me parecem razoáveis, mas não pretendemos trabalhar com a idéia de atrasar o reinicio da construção de Angra 3. O ministro Minc tem participado das reuniões a respeito deste assunto e o governo inteiro tem a consciência de que deve começar a construção dela no dia 1º de setembro", afirmou Lobão.

Lobão disse ainda temer que novas taxas para hidrelétricas - como defendeu Minc - possam onerar ainda mais o consumidor de energia elétrica.

"Tenho essa preocupação, mas não creio que também ele (Minc) possa ter uma idéia que venha resultar em elevar o preço da tarifa para o consumidor", disse.

A expectativa do governo é de que o Ibama conceda a licença de instalação --necessária para o início das obras-- em até 15 dias. A usina de Angra 3 tem capacidade para 1.350 MW e custará R$ 7,3 bilhões. A previsão é de que entre em funcionamento em agosto de 2014. Parte da obra já foi feita e do material comprado, mas a construção foi paralisada nos anos 80.

com Agência Brasil

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca