Publicidade

Dinheiro
18/07/2008 - 10h13

Brasil prepara retomada de negociações sobre livre comércio com EUA

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Após travar as negociações da Alca (Área de Livre Comércio das Américas), o governo Lula tenta convencer os países do Mercosul a discutir o livre comércio com os Estados Unidos, depois do fim da Rodada Doha, da Organização Mundial do Comércio.

"Além das negociações multilaterais, o Brasil deve retomar em breve as negociações com União Européia, Aladi, Israel (...), Conselho de Cooperação do Golfo, Índia, União Aduaneira da África do Sul, EUA, Turquia e Rússia", disse o secretário de Comércio Exterior, Welber Barral.

Após o impasse na Alca, os EUA investiram em acordos bilaterais com a América Latina para isolar o Mercosul, que priorizou o multilateralismo.

Ministros de cerca de 30 países se encontrarão na segunda-feira, na OMC, para apresentar ofertas que devem quebrar a inércia da rodada. Sem consenso agora, novas rodadas devem ser retomadas só em 2010.

Representantes comerciais de EUA e União Européia expressaram otimismo cauteloso ontem. Cobraram que países emergentes, como o Brasil, intensifiquem a abertura dos setores agrícolas, industriais e de serviços. Países em desenvolvimento, porém, queixam-se de pressão para cortar mais agressivamente suas tarifas, arriscando a agricultura e indústria nacional.

Ontem, na abertura da 1ª Conferência das Comunidades Brasileiras do Exterior, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse que o êxito de Doha é a melhor forma de resolver a imigração ilegal. "Quanto mais eles [países ricos] baixarem os subsídios e menos fizerem reivindicações que impliquem empregos dos países pobres, menor o problema da imigração."

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca