Preços na internet ficam 1,99% mais baratos em julho, aponta pesquisa
da Folha Online
Na contramão do varejo tradicional, os preços praticados na internet caíram pelo quarto mês consecutivo, aponta o indicador desenvolvido pelo Provar (Programa de Administração do Varejo), da FIA (Fundação Instituto de Administração). O e-Flation registrou deflação de 1,99% em julho.
No período, a categoria linha branca (geladeiras, lavadouras, etc.) lidera a lista das maiores quedas nos preços, representando 3,86%. Na seqüência aparecem os grupos cine e fotos (deflação de 3,81%). eletroeletrônicos (2,88%), brinquedos (1,96%), eletroportáteis (1,74%), informática (0,26%) e telefonia e celulares (0,16%).
O e-Flation, porém, registrou inflação dos valores praticados nas categorias CDs e DVDs, com alta de 3,41%, livros (1,78%) e perfumes e cosméticos (1,69%).
"As variações refletem o fim do período de datas comemorativas, como o Dia dos Namorados e Dia das Mães, que elevam as promoções e, conseqüentemente, impulsionam as vendas, ofertas e procura do comércio na internet", avalia o coordenador geral do Provar, Cláudio Felisoni de Angelo.
O e-Flation de julho é avaliado a partir da segunda quinzena do mês anterior à primeira do mês em referência. A cesta de produtos avaliados exclui a inflação para automóveis nas vendas on-line, elaborada à parte.
Leia mais
- Dia dos Pais deve aumentar em 12% vendas em shoppings, diz associação
- Para BC, negociações salariais podem pressionar preços
- Tarifas de telefonia fixa terão alta de até 3,01%
- Inflação e crédito levam mais paulistanos a se endividar, diz Fecomercio
- Economistas prevêem inflação acima do teto da meta em 2008, diz pesquisa do BC
Livraria da Folha
- Livro ensina a implantar o e-business e explorar as possibilidades de vendas pela web
- Especialista desvenda dez mitos sobre a internet; leia artigo
- Livro discute o modo de vida na era da tecnologia e cultura digital; leia introdução
- Saiba como identificar o que os clientes desejam e obter lucros
Especial

