Dinheiro
22/07/2008 - 12h49

ONU pede "respostas nacionais" frente à crise dos alimentos

da Ansa, em Havana

A ONU (Organização das Nações Unidas) pediu "respostas nacionais" frente à "grave crise alimentar mundial", disse hoje em Havana o diretor-geral da FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação), Jacques Diouf.

O diretor destacou "a necessidade de atuar com urgência" frente à escassez de alimentos e pediu a "cada país uma resposta em nível nacional". Diouf foi recebido na segunda-feira, em Havana, pelo vice-presidente cubano, José Ramón Machado Ventura.

O funcionário da ONU iniciou uma visita oficial a Cuba no último domingo. Machado Ventura afirmou a seu hóspede que o governo de Raul Castro está agradecido pelo "respaldo que a Fao vem dando" a Cuba. O dirigente explicou a Diouf que a resposta nacional cubana frente à crise é "incrementar a produção de alimentos" dando prioridade "à agricultura".

O plano que está sendo implementado nesse setor em Cuba inclui até agora a entrega de terras ociosas em usufruto a agricultores, cooperativas e granjas estatais, estímulos econômicos mais altos aos produtores e medidas de "descentralização" administrativa.

Durante sua estadia em Cuba, Diouf proferiu uma aula magna na Universidade de Havana sobre o tema dos alimentos e teve um encontro com o Ministro das Relações Exteriores, Felipe Pérez Roque.

Comentários dos leitores
Jose Carlos Zuanazzi (6) 07/10/2008 11h28
Jose Carlos Zuanazzi (6) 07/10/2008 11h28
É o preço que países como o Brasil, por ser excencialmente agricola, têm que pagar. Seus produtos são negociados no mercado de "commodites" onde só os fortes interesses conseguem manejá-lo sem opinião
avalie fechar
Leonardo S. (78) 07/10/2008 11h26
Leonardo S. (78) 07/10/2008 11h26
O povo tem que parar de fazer filho. O Brasil está atrasando em 100 anos sua entrada no 1o. mundo pq os pobres fazem 5 filhos por casal enquanto a classe média faz 1. Resultado: A juventude do Brasil não estuda. O pior é que o Estado faz de conta que não acontece nada.
A pobreza é um problema cultural, e é difícil o Estado resolver. É muito difícil mudar a cabeça de uma pessoa. Os pais não estudaram, os filhos não estudam e os netos também não vão estudar. Apenas uma pequeníssima parcela estuda e ascende socialmente.
Solução de longo prazo para o Brasil: Esterilização compulsória quando a mulher dá a luz ao segundo filho na rede pública de saúde e mutirões de vasectomia. Isso vai se refletir daqui 20 anos na segurança pública, nos índices de escolaridade, na diminuição da pressão sobre os serviços públicos (postos de saúde, creches).
Coragem pra dizer e fazer isso? Ninguém tem.
sem opinião
avalie fechar
micael carneiro (1) 25/09/2008 14h07
micael carneiro (1) 25/09/2008 14h07
As verdadeiras causas das mudanças climática são muitas dentre elas destaco : o consumismo que para atende-lo precisamos explorar cada vez mais isto é retirar sempre que a demanda o exigir; o grande crescimento da população que para sobreviver precisa cada vez mais de espaço e alimento e não havendo controle da natalidade acabaremos consumindo tudo como um gafanhoto; o petroléo é nossa pricipal fonte energetica e precisamos depender cada vez menos do petroléo e não adianta sair culpando os carteis do petroléo, pois nos é quem somos dependêntes, quero ver você poder ir trabalhar, viajar se locomover sem seu carro. Temos sim que encontrar outras fontes energeticas pouco poluentes porque não existe fontes de energia não poluentes, pois onde tiver a existência do ser humano haverá poluição. Somos a unica espécie que não esta em equilibrio, pois os animais alimentam-se uns dos outros, quer dizer que um morre para o outro sobreviver e na nossa espécie alimentamos de quase tudo e todos e não temos predadores. A unica forma de viver sem poluir é larga a mordomia da civilização mordena e vivermos como os indios, quem se habilita?
A culpa das mudanças climáticas são de todos e a unica forma de isso acabar é eliminando os seres humanos.
4 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (181)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca