Publicidade

Dinheiro
22/07/2008 - 19h08

Lobão descarta atraso em construção de Jirau por brigas judiciais

Publicidade

LORENNA RODRIGUES
da Folha Online, em Brasília

O ministro Edison Lobão (Minas e Energia) disse nesta terça-feira que a briga entre os consórcios Jirau Energia (Odebrecht e Furnas) e Energia Sustentável do Brasil (Suez e Camargo Corrêa) não deverão atrasar a construção da usina de Jirau.

O consórcio encabeçado pela Suez foi o vencedor da disputa, em maio, mas a Odebrecht ameaça questionar na Justiça o resultado do leilão.

Antônio Gaudério/Folha Imagem
Aneel confirma vitória de Suez no leilão da hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira (foto)
Aneel confirma vitória de Suez no leilão da hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira (foto)

"Não trabalhamos no governo com a idéia de judicialização da questão. Temos que realizar as duas obras dentro do prazo. Eu posso assegurar que não haverá atrasos por conta dessa disputa que vai ter que se encerrar dentro dos prazos devidos", disse Lobão.

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) homologou nesta terça-feira o resultado do leilão de Jirau, no rio Madeira, feito em maio deste ano. A agência negou recurso apresentado pelo consórcio Jirau Energia e confirmou a vitória do consórcio Energia Sustentável do Brasil.

A Odebrecht questiona o fato de a Suez ter anunciado que mudará o local da obra em 9 quilômetros. O ministro disse que está conversando com os dois consórcios para resolver a questão.

"Eu estou conversando com os dois lados para que eles se entendam. O que eu não posso admitir que o interesse nacional seja prejudicado por conta da disputa de duas empresas", disse.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca