Receita libera mais 1,4 milhão de restituições no terceiro lote do IR
EDUARDO CUCOLO
da Folha Online, em Brasília
O terceiro lote de restituições do Imposto de Renda 2008 (ano-base 2007) vai incluir 1,433 milhão de contribuintes que vão receber de volta parte do imposto pago no ano passado.
Segundo a Receita, esse lote inclui todos os contribuintes com mais de 60 anos que ainda não receberam a sua restituição nos dois primeiros lotes, com exceção daqueles que tiveram algum problema na declaração.
A consulta ao terceiro lote será liberada às 8h da próxima sexta-feira (8) no site da Receita ou pelo telefone 146.
O total a ser pago será de R$ 1,5 bilhão, dinheiro que estará disponível nos bancos no próximo dia 15. A correção dos valores será feita pela taxa Selic, de 3,91%.
Pelas normas do imposto de renda, quem não informou o número da conta para crédito da restituição deverá procurar uma agência do Banco do Brasil, ou ligar para qualquer agência do BB ou para o BB Responde 4004-0001 nas capitais ou 0800-729-0001 nas demais localidades e pedir a transferência para qualquer banco em que tenha conta corrente ou poupança.
Desde junho, foram liberados 2.337.789 dos 24,3 milhões de declarações entregues neste ano.
Se o contribuinte não concordar com os valores deve sacar o dinheiro e reclamar depois à Receita. A restituição ficará disponível no banco por um ano.
Confira as datas do pagamento de cada lote:
- 1º Lote: 16 de junho (já liberado)
- 2º Lote: 15 de julho (já liberado)
- 3º Lote: 15 de agosto
- 4º Lote: 15 de setembro
- 5º Lote: 15 de outubro
- 6º Lote: 17 de novembro
- 7º Lote: 15 de dezembro
Leia mais
- Congresso concorda com mais alíquotas para o IR
- Nova secretária da Receita quer maior número de alíquotas no IR
- Receita fixará valor para obrigar isento com giro bancário elevado a declarar IR
- Número de CPFs suspensos deve cair com fim da declaração de isento
- Contribuinte que não entregou declaração de isento até 2007 continua sem CPF
Livraria da Folha
- Coleção "Biblioteca Valor" explica principais conceitos de economia
- Livro ensina famílias a organizar o orçamento da casa
Especial

