Lucro da Portugal Telecom cai 41%, mas supera previsões
da Lusa, em Lisboa
A Portugal Telecom registrou lucro de 252,9 milhões de euros no primeiro semestre, 41% a menos do que no mesmo período de 2007, anunciou nesta quinta-feira a operadora. Aquisições no Brasil (a Vivo, controlada pela PT, comprou a Telemig) tiveram peso no resultado.
Apesar do recuo, o valor supera a média das previsões dos analistas consultados pela Agência Lusa, que apontava para lucro de 234,4 milhões de euros, 45,3% a menos do que na primeira metade do ano passado.
Mesmo sem os fatores extraordinários ocorridos no primeiro trimestre de 2007 --a venda de ações do BES, bem como os contratos de equity swap (índice de ações com retorno total) e os resultados da PT Multimédia, que na altura fazia parte do grupo PT--, os lucros da Portugal Telecom teriam caído 10,8%, para 300,5 milhões de euros.
O resultado líquido por ação, no entanto, cresceu 7,5%, para 31 centavos de euro por título, uma vez que o programa de recompra de ações que a operadora está realizando tem reduzido o número de títulos existentes.
O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) aumentou 2,1%, para 1,171 bilhão de euros, com uma margem de 36%. O lucro bruto operacional foi beneficiado pelo bom desempenho da operadora lusa de celulares TMN, da brasileira Vivo e da melhoria operacional da rede fixa, cujo segundo trimestre foi o mais positivo dos últimos três anos.
Descontados os custos com a aposentadoria de trabalhadores, o Ebitda teria subido para 1,1929 bilhão de euros, 5,6% a mais do que no mesmo período de 2007 e com uma margem de 36,7%.
Assim como no final do primeiro trimestre, os grandes motores do crescimento das receitas do grupo continuam sendo a Vivo, a televisão portuguesa por assinatura Meo e a TMN, em particular no segmento de banda larga móvel, um dos que mais têm crescido no mercado português de telecomunicações nos últimos anos.
A TMN conquistou 223 mil novos clientes nos primeiros seis meses do ano, 102,6% a mais do que no mesmo período de 2007, em particular para tarifários pós-pagos e serviços de internet móvel.
As receitas da operadora de celular portuguesa chegaram a 780,8 milhões de euros, 7,2% a mais do que no primeiro semestre do ano passado, tendo as receitas de internet crescido 41,4%, representando 19% do total.
Já a rede fixa da Portugal Telecom viu suas receitas operacionais caírem 4%, para 953,7 milhões de euros, "devido ao efeito combinado da perda de linhas e da pressão sobre os preços nas receitas de varejo', diz a empresa.
Perdas maiores foram evitadas devido à comercialização do combo que reúne televisão interativa, internet e telefone fixo por uma única mensalidade, fidelizando clientes de telefone fixo e conquistando novas adesões.
A atividade internacional continua reforçando seu peso no balanço da PT, representando 48,6% das receitas consolidadas e 35% do Ebitda consolidado do grupo no primeiro semestre. Este cálculo não inclui as operações em Angola (Unitel) e no Marrocos (Médi Telecom), em que a PT não é acionista majoritária.
A operadora brasileira Vivo, que a PT divide com a espanhola Telefónica, voltou a se destacar, com um crescimento das receitas de 25,7%, para 1,4335 bilhão de euros. As contas da Vivo já incluem a aquisição da operadora Telemig, consolidada no segundo trimestre.
Dívida
Compras no Brasil e ações elevaram a dívida da Portugal Telecom, que chegou a 5,8 bilhões de euros no final do semestre, 32,35% a mais que os 4,38 bilhões registrados em 31 de dezembro de 2007.
"O acréscimo da dívida líquida no período, refletindo a estratégia financeira da PT, é essencialmente explicado por: aquisição de licenças 3G no Brasil (227 milhões de euros); aquisição da Telemig (198 milhões de euros); programa de recompra de ações (731 milhões de euros) e dividendos pagos pela PT (533 milhões de euros)", cita o comunicado de apresentação dos resultados semestrais da empresa.
Leia mais
- TIM registra prejuízo de R$ 142 milhões no primeiro semestre
- Lucro líquido da Deutsche Telekom cresce 21,9% no primeiro semestre
- Teles querem reajuste se regra mudar
- Aeiou estréia na telefonia celular de SP com tarifas abaixo da média
- Impacto da Aeiou na concorrência será pequeno, afirma especialista
- Compra da BrT derruba lucro da Oi, mas receita do semestre cresce
Livraria da Folha
- "Como Entender a Contabilidade" esclarece conceitos-chave das ciências contábeis
- Guia ensina a dominar a tensão para alcançar metas
- Livro ajuda você a compreender o seu estilo de administração
- Faça o teste: você é viciado em trabalho?
Especial

