Publicidade
Publicidade
Centro da meta da inflação para 2008 poderá ser superado em agosto
Publicidade
CIRILO JUNIOR
da Folha Online, no Rio
O centro da meta da inflação para 2008 poderá ser superado já em agosto, caso a inflação deste mês seja superior a 0,29%. A inflação acumulada em 2008 é de 4,19%, e a meta estabelecida para todo o ano é de 4,50%.
Se for considerada a taxa dos últimos 12 meses, de 6,37%, o teto da meta da inflação -- de 6,50% -- poderá ser superado caso a inflação medida pelo IPCA (Índice Geral de Preços ao Consumidor Amplo) fique acima de 0,58% em agosto.
Se as previsões sobre os preços dos alimentos em agosto exigem "bola de cristal", já se sabe que os preços administrados terão alguns reajustes significativos este mês. É o caso da conta de água e esgoto no Rio de Janeiro, que subirá 12,8%.
Ao longo do mês, será repassado boa parte do reajuste médio de 3% da telefonia fixa, iniciado em 24 de julho. Os serviços dos Correios terão reajuste de 7,5%, e um pouco do reajuste de 8,63% da energia elétrica em São Paulo, iniciado em julho, será repassado este mês.
"Mas em geral, os preços administrados estão impactando bem menos a inflação, depois de exercerem forte pressão durante muitos anos", afirmou a coordenadora do índice de preços do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Eulina dos Santos.
Entre as regiões pesquisadas, Recife tem a maior alta acumulada no ano, com 5,24%, seguida por Belém (5,18%), Porto Alegre e Curitiba (4,62%) e Fortaleza (4,36%). A menor taxa, no ano, foi verificada em Brasília (3,31%), seguida por Goiânia (3,38%), Rio de Janeiro e Belo Horizonte (3,90%) e São Paulo (4,08%).
Nos últimos 12 meses, a inflação acumulada chega a 9,26% em Belém. Em Recife, o índice acumulado alcança 8,31%, e em Fortaleza, é de 7,06%.
Leia mais
- IPCA sobe 0,53% em julho ante 0,74% em junho, diz IBGE
- Inflação da população de baixa renda sobe 0,61% em julho, diz FGV
- Inflação entrou em processo de desaceleração, afirma FGV
- Inflação pelo IGP-DI desacelera e fica em 1,12% em julho, informa FGV
- Fipe eleva previsão do IPC para 2008 de 6,35% para 6,5%
Livraria da Folha
- Coleção "Biblioteca Valor" explica principais conceitos de economia
- Jornalista explica em livro papel do sistema financeiro; leia capítulo
- Livro ensina famílias a organizar o orçamento da casa
- LIVRARIA: Veja livros sobre economia e negócios em oferta
Especial
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Modelo de negócio do Uber e do Airbnb sofre restrições
- Justiça concede 1 de cada 3 benefícios a deficientes
- INSS dá benefício a apenas um de gêmeos autistas
- Expatriados do bingo aguardam volta do jogo para retornar ao país
- Temer reajusta o salário mínimo para R$ 937 em 2017
+ Comentadas
- Expatriados do bingo aguardam volta do jogo para retornar ao país
- Ajustes sobre servidores públicos emperram nos Estados
+ EnviadasÍndice






avalie fechar
avalie fechar
Se o psol seria a ala descontente mais a esquerda do PT o psdb era a ala descontente mais a direita
do pmdb. O psdb se travestiu de democracia social mas tão logo chegou ao poder teve que tirar a mascara e assumir sua postura de extrema direita ao lado do PDS/DEM com definição clara de que seu governo previlegiava o capital , claro que tal postura fortaleceu alas da sociedade que previlegiam o trabalho e por falta de clareza ideologica dos partidos existentes, naquele momento o PT era o que melhor encarnava essa postura politica. O problema não são os nomes, como se quer fazer pensar, mas as definições politico-administrativas dos partidos quando governo....Claro que no Brasil tentar tocar um governo puramente trabalhista é suicidio e pode colocar o Pais em convulsão social, neste aspecto o presidente Lula demonstrou inteligencia e tato politico não melindrandro uma das mais terriveis e usurarias elites do planeta; Avalie a historia politica do Brasil quem duvidar. Conquistas para a população infelismente são homeopaticas, arroubos de indignação em defesa dos pobres sem sustenção politica pode acabar em golpe de estado, suicidio, ruptura social ou impecheament como alias ja ocorreu varias vezes neste pais. Paritidos ideologicos devem ceder parte do governo a partidos fisiologicos senão não termina o mandato, demagogias a parte, essa é a realidade brasileira
avalie fechar