Sabesp pode reajustar tarifa de água e esgoto em 5,10%
da Folha Online
A Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo) autorizou nesta sexta-feira um reajuste de 5,10% para as tarifas de saneamento básico no Estado de São Paulo. A alta vale para os municípios atendidos pela Sabesp, à exceção de São Bernardo do Campo (Grande SP) e Lins (a 431 km de São Paulo). A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) prevê anunciar o reajuste efetivo na próxima terça-feira.
A Arsesp ressaltou que o reajuste autorizado ficou abaixo da inflação acumulada no mesmo período, que alcançou 6,37%, segundo o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). Os novos índices valem a partir de 10 de setembro de 2008.
Este é o primeiro reajuste de tarifas de saneamento básico concedido pela Arsesp, agência reguladora criada em dezembro de 2007 depois de dez anos da Comissão de Serviços Públicos de Energia - CSPE.
Segundo a agência, as tarifas da Sabesp serão reajustadas por meio de um índice que considerou as variações de custos observadas no período referente ao reajuste, de julho de 2007 a junho de 2008.
A agência informou que a composição do reajuste considerou custos não administráveis pela concessionária, como impostos, energia elétrica e produtos químicos, e os demais custos da prestação do serviço.
O índice de reajuste calculado será aplicado de forma linear para todos os consumidores da Sabesp. No caso de consumidores não-residenciais cujo consumo seja superior a 3.000 metros cúbicos/mês a empresa poderá praticar preços inferiores à tabela aprovada.
Leia Mais
- Gasto de família brasileira atingiu R$ 44,83 por dia em 2007, aponta pesquisa
- Conta de luz sobe 19,23% no Pará e 6,96% no ES
- Novas tarifas dos Correios entram em vigor
- Tarifas de transporte semi-urbano aumentam no próximo domingo
- Tarifas de telefonia fixa terão alta de até 3,01%
Livraria da Folha
Especial

