Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/08/2008 - 06h09

Governo tira monopólio de campo de petróleo da Petrobras

Publicidade

da Folha Online

Embora o governo Lula ainda não tenha posição final sobre as regras para explorar os novos megacampos de petróleo na costa brasileira, já decidiu que não deve entregar à Petrobras todas as áreas da camada do pré-sal que ainda serão leiloadas. A informação é da reportagem de Valdo Cruz publicada na Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).

Os motivos alegados no governo são a participação de capital privado na Petrobras e o risco de a empresa tornar-se poderosa demais. Teme-se o "efeito PDVSA" --no qual diretores da petrolífera venezuelana participaram de articulações golpistas contra Hugo Chávez.

Nas reuniões sobre o tema foi destacado que esse risco não existe, pois o atual presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, é totalmente afinado com o governo. O risco estaria no médio e no longo prazos. "Hoje, a Petrobras já é um outro país. Felizmente, um país amigo", afirmou um ministro que acompanha os estudos.

Para acabar com o temor, discute-se, entre outras propostas, a criação de uma empresa puramente estatal para gerir as áreas dos megacampos, que contrataria outras petrolíferas para a exploração. Essa é a alternativa que conta com mais simpatia no governo. A aprovação do novo modelo pelo Legislativo deve ocorrer só em 2009.

Leia a matéria completa na Folha, que já está nas bancas.

Pré-sal

A camada pré-sal se estende por cerca de 800 quilômetros, entre os Estados do Espírito Santo e Santa Catarina, e engloba três bacias sedimentares (Espírito Santo, Campos e Santos). O petróleo encontrado está a profundidades superiores a 5 mil metros, abaixo de uma extensa camada de sal, que segundo geólogos, conservam a qualidade do petróleo.

A Petrobras é uma das empresas pioneiras nesse tipo de perfuração, e o comunicado, em novembro do ano passado, de que Tupi tem reservas gigantes fez com que os olhos do mundo se voltassem para o Brasil. Na época do anúncio de Tupi, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) disse que o Brasil tem condições de se tornar exportador de petróleo com o óleo do pré-sal.

Estimativas apontam que a camada pode abrigar algo próximo de 100 bilhões de boe em reservas, o que colocaria o Brasil entre os dez maiores produtores do mundo. Atualmente, as reservas do país não passam dos 14 bilhões de boe.

Com o anúncio de Iara, na semana passada, já são nove descobertas no pré-sal, entre as quais as áreas de Júpiter, Bem-Te-Vi, Guará e Carioca. A estatal, no entanto, ainda não fez, a exemplo de Tupi, estimativas em torno das reservas destas regiões. A área de Carioca foi alvo de polêmica, após o diretor-geral da ANP, Haroldo Lima, afirmar que as reservas poderiam totalizar 33 bilhões de boe.

Arte Folha

Assine a Folha

Comentários dos leitores
carmem santos (49) 12/01/2010 19h38
carmem santos (49) 12/01/2010 19h38
Carmem.....eu estou com muito nojo desse pais, como pode nós termos que aceitar a bandidaje de brasilia e deixar por isso mesmo,sera que essa justiça do pais também não se veja como troxa ? vajam como pode os cara que estavam roubando nosso dinheiro, colocando no bolso,na meia,na cueca na bolsa presidir um jugamento é mesmo nos trazer de troxas,indiotas ibecis...só mesmo quem rouba junto com eles aceita uma coisa dessas...sr. Lulla porque o seu governo o sr. proteje tantos esses ladrões??? me der uma resposta...não aguento mais.. 7 opiniões
avalie fechar
Rolando Frati (129) 02/01/2010 21h33
Rolando Frati (129) 02/01/2010 21h33
O Risco do PréSal pode falir a Petrobras, já viram a frase " não coloquem todos os Ovos em uma cesta só" pode cair e quebrar todos os ovos, isso pode acontecer com a Petrobras que pode extrair Petroleo com preços impraticáveis no Mercado, pois estão surgindo e surgirá ainda muitas descobertas. Cuidado com nossa Petrobras. Um Patrimonio do Povo Brasileiro não pode correr todo esse risco. Não podemos politizar essa Empresa. 10 opiniões
avalie fechar
J. R. (1230) 13/12/2009 20h04
J. R. (1230) 13/12/2009 20h04
Acho incrível como algumas pessoas que se dizem religiosas usam desse espaço, como é o caso do Sr. APARECIDO apenas para atacar outros grupos religiosos, minorias como gays, lésbicas e afins; e provavelmente esse Sr. que mais parece afeito a Hitler também é tremendamente racista. Botem freio nesse cidadão falso moralista! 10 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (368)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página