Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/03/2002 - 11h10

Número de cheques sem fundos cresce 17,2% em fevereiro

Publicidade

GUILHERME GORGULHO
da Folha Online

O número de cheques sem fundos cresceu novamente em fevereiro, subindo 17,2% em relação ao mesmo mês de 2001. Segundo dados da Serasa, de cada mil cheques compensados no período, 13,6 foram devolvidos.

A empresa de informações e análise de crédito aponta o alongamento nos prazos de recebimento de cheques pré-datados e a falta de critérios das empresas na concessão de crédito como as principais razões para a elevação do índice.

Apesar disso, o volume de devoluções de cheques no mês passado registrou queda de 6,20% em comparação com janeiro, quando o indicador atingiu recorde histórico. No primeiro mês de 2002, foram devolvidos 14,5 cheques de cada mil compensados, a maior marca apurada desde o início do levantamento, em 1991.

A média dos dois primeiros meses deste ano chegou a 14,1 cheques em cada mil compensados. No mesmo período do ano passado, o número foi de 11,1 devoluções a cada mil cheques compensados.

Para a Serasa, os novos patamares da inadimplência mostram o acúmulo de dívidas do consumidor em razão da ausência de critérios técnicos na aceitação de cheques pré-datados. O resultado de fevereiro ainda reflete o movimento de compras anteriores ao Natal, quando o comércio faz uso de práticas promocionais para facilitar a concessão de crédito e aumentar suas vendas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página