Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/03/2002 - 13h58

Média de chuvas do outono será 20% menor em 2002

Publicidade

PATRÍCIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

A ocorrência de chuvas no outono deverá ser 20% menor que a média para a estação nos Estados do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. A informação é do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

O chefe da divisão de meteorologia aplicada do instituto, Expedito Rebello, explicou, no entanto, que, como se trata de uma estação seca, a redução no volume de chuvas não será representativa para os reservatórios das hidrelétricas.

Mesmo porque, segundo ele, as chuvas do verão e as previstas para os próximos dez dias deverão elevar os níveis dos reservatórios para 73% da capacidade, maior que o registrado no mesmo período de 1998 e 1999.

Já o fenômeno El Niño, previsto para chegar ao Brasil no segundo semestre, terá efeitos de 'intensidade moderada'' no Brasil, segundo o Inmet. O fenômeno provocado pelo aquecimento das águas do Pacífico deverá provocar chuvas no Sul e Sudeste e seca no Nordeste. No outono, que começa amanhã à tarde, os efeitos do El Niño não deverão ser percebidos.

A possibilidade de seca no Nordeste no segundo semestre não deverá afetar, no entanto, o principal reservatório hidrelétrico que abastece a região. O diretor do Inmet, Augusto Cesar Vaz de Athayde, explicou que o reservatório de Sobradinho está baseado nas águas do rio São Francisco, cujas nascentes estão no Sudeste, onde o El Niño provoca chuvas.

Leia mais no especial sobre Crise Energética
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página