Publicidade

Dinheiro
26/08/2008 - 19h45

Petrobras construirá plataforma para Tupi no Japão

Publicidade

da Folha Online, no Rio

A Petrobras confirmou nesta terça-feira que a primeira plataforma de petróleo de grande porte destinada ao campo de Tupi --área do pré-sal com reservas estimadas em até 8 bilhões de barris-- será construída no Japão.

O anúncio foi feito em Tóquio pela empresa que venceu a concorrência, a Modec (Mitsui Ocean Development & Engineering). O contrato prevê a construção, o afretamento e a operação de um navio-plataforma que atuará no projeto piloto de Tupi.

A unidade será alugada para a Petrobras por 15 anos, com opção para renovação por mais cinco de anos. O valor do negócio não foi divulgado.

A plataforma tem capacidade para produzir 100 mil barris por dia e deverá chegar ao Brasil no fim de 2010.

O cronograma de Tupi prevê o início do teste de longa duração, em março do ano que vem. Inicialmente, está prevista produção de 30 mil barris/dia, que subirá para 100 mil barris/dia com a chegada da plataforma que será feita no Japão e o início do projeto-piloto no campo.

A estimativa é que a produção em maior escala na promissora área seja iniciada entre 2011 e 2012. A Petrobras ainda não definiu o projeto, mas estima-se que possam ser instaladas de cinco a dez plataformas na região.

A licitação para a construção da plataforma foi feita no mercado internacional por meio de carta-convite. O critério utilizado foi o de menor preço. Outras duas empresas apresentaram propostas.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca