Inflação nos EUA está em nível preocupante, segundo o Fed-Atlanta
da France Presse
O presidente do Fed (Federal Reserve, o banco central dos EUA) de Atlanta (Geórgia), Dennis Lockhart, afirmou nesta quarta-feira que a alta dos preços ao consumidor nos Estados Unidos se encontra em um nível "elevado e inquietante", que justificaria um aumento nas taxas de juros caso a tendência persista.
Lockhart recordou, em uma conferência universitária em Atlanta, que a inflação anual americana alcançou 5,6% em julho, o nível mais elevado desde 1991.
Ele destacou que nos últimos três meses, os custos que uma família urbana média precisa pagar aumentaram, em ritmo anual, mais de 10%, em parte por causa das subidas dos preços dos combustíveis e alimentos.
Para Lockhart, a estratégia do Fed de não mexer na taxa básica de juros, a 2%, é justificada, porque segundo ele a inflação deve sofrer uma freada.
"As altas recentes de preços são provavelmente passageiras", explicou.
"Porém, além da medida que se adotar, a inflação nos Estados Unidos é muito alta e não podemos permanecer tranqüilos", advertiu.
Lockhart, que neste ano não vota no Comitê de Política Monetária do Fed, se declarou disposto a mudar de posição e favorecer um aumento das taxas de juros se as empresas e os consumidores se habituarem à idéia de preços elevados.
Leia mais
- Volume de propostas de hipoteca nos EUA crescem 0,5% na semana
- Setor manufatureiro nos EUA fica estável em agosto, diz Fed regional
- Confiança do consumidor nos EUA registra aumento em agosto
- Vendas de casas novas nos EUA têm crescimento inesperado em julho
- Preços de imóveis residenciais nos EUA têm queda recorde no 2º trimestre
Livraria da Folha
Especial

