Anac vai liberar descontos de passagens para Europa e Estados Unidos
CIRILO JUNIOR
da Folha Online, no Rio
A liberdade tarifária para vôos a qualquer lugar do mundo deverá estar em vigor até o fim do ano que vem. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) aprovou na noite de ontem início de consulta pública para a liberação de concessão de quaisquer descontos nas tarifas de empresas nacionais que voam para destinos ao redor do mundo.
Por enquanto, a liberdade tarifária valerá, a partir da próxima segunda-feira, apenas para destinos na América do Sul. O diretor da Anac, Ronaldo Seroa da Motta, disse que, na prática, não deverá haver grandes mudanças, já que, explicou, a diferença de preço não é tão grande.
"Vamos liberar uma coisa que já está praticamente liberada, então não há o que temer", afirmou, após participar da 6ª reunião do Seminário de Aviação Civil.
A consulta pública valerá durante o mês de setembro. Em seguida, as propostas serão avaliadas durante dois meses, e a partir daí, espera-se que a liberdade tarifária esteja em vigor dentro de um ano.
Seroa destacou que a liberdade tarifária vai permitir que uma empresa mais eficiente possa ter mais espaço no mercado, ou seja, a companhia que absorver melhor o aumento de custos terá mais oportunidades de expandir sua presença, com a cobrança de tarifas menores.
"Quando não tinha liberdade tarifária, nivelava por cima. Agora não, a mais eficiente pode mostrar seu valor, pode ganhar mercado. Esse é só o objetivo. É minorar o efeito de choque de custo positivo. Tudo que tem que aumentar o custo, se você dá uma liberdade de concorrência, existe sempre uma empresa mais eficiente que consegue absorver melhor aquele aumento de custo", observou.
Ronaldo Seroa da Mota criticou o sistema de gestão de aeroportos no Brasil, a cargo da estatal Infraero. Para ele, a política para os aeroportos no país visa o atendimento apenas da demanda, e não leva em conta o espírito da concorrência.
"É importante que o sistema de gestão de aeroportos no Brasil seja descentralizado. Não pode estar na mão de um só. A concorrência de aviação civil no mundo inteiro se deu através de aeroportos", completou.
Leia mais
- TAM revisa para cima meta de crescimento e amplia frota
- Gasto de turista brasileiro bate recorde em julho e segue forte em agosto
- Com dólar em queda, gasto de brasileiros no exterior bate recorde até julho
- Preço de passagens aéreas deve continuar em alta, diz TAM
Especial
- Leia o que já foi publicado sobre passagens aéreas
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
Livraria da Folha


