Brasil quer dobrar comércio com Reino Unido em cinco anos
FERNANDO ANTUNES
colaboração para a Folha Online
O ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, afirmou nesta segunda-feira que o país pretende dobrar o comércio entre o Brasil e o Reino Unido nos próximos cinco anos. Segundo ele, atualmente, o volume comercial entre os dois países estão em US$ 5,2 bilhões.
"Nós temos uma longa tradição de comércio com o Reino Unido", afirmou Jorge, lembrando acordo comerciais realizados há mais de 200 anos.
"O Brasil é uma das principais economias no mundo. O Reino unido vê o Brasil como um dos seus principais parceiros", afirmou o ministro britânico para Negócios, Empreendimentos e Reforma Regulatória, John Hutton.
Os ministros brasileiro e britânico participaram hoje do 3º encontro do Jetco (Comitê Econômico e de Comércio Conjunto, na sigla em inglês), em São Paulo, que foi criado em 2006 pelos dois governos para mapear as oportunidades e reduzir as dificuldades nas relações comerciais entre os dois países.
"Desde que o Jetco foi criado, tem havido bom progresso entre os dois países. Não só ajudou ambos a promover e desenvolver o comércio bilateral mas também conseguiu transpor barreiras comerciais e criar um clima melhor de negócios", disse Hutton.
O Jetco está divido em seis grupos que discutem: Serviços Legais (arbitragem, seguro e resseguros); Inovação; Direito de Propriedade Intelectual; Metrologia (padronização de tamanhos e segurança dos produtos); Serviços de Estatísticas para o Comércio e Serviços; e um grupo de cooperação entre a UK Trade & Investment (grupo britânico de comércio e investimentos, na sigla em inglês) e a Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
Antes de participar da reunião do Jetco, John Hutton participou da abertura das negociações desta segunda-feira da BM&FBovespa. Segundo o Consulado Geral Britânico, Hutton cumprirá agenda nesta semana para estimular a cooperação comercial entre os dois países.

