Dinheiro
31/08/2009 - 08h09

Entenda o que é a camada pré-sal

Publicidade

da Folha Online

A chamada camada pré-sal é uma faixa que se estende ao longo de 800 quilômetros entre os Estados do Espírito Santo e Santa Catarina, abaixo do leito do mar, e engloba três bacias sedimentares (Espírito Santo, Campos e Santos). O petróleo encontrado nesta área está a profundidades que superam os 7 mil metros, abaixo de uma extensa camada de sal que, segundo geólogos, conservam a qualidade do petróleo (veja figura abaixo).

Vários campos e poços de petróleo já foram descobertos no pré-sal, entre eles o de Tupi, o principal. Há também os nomeados Guará, Bem-Te-Vi, Carioca, Júpiter e Iara, entre outros.

Arte Folha

Um comunicado, em novembro do ano passado, de que Tupi tem reservas gigantes, fez com que os olhos do mundo se voltassem para o Brasil e ampliassem o debate acerca da camada pré-sal. À época do anúncio, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) chegou a dizer que o Brasil tem condições de se tornar exportador de petróleo com esse óleo.

Tupi tem uma reserva estimada pela Petrobras entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris de petróleo, sendo considerado uma das maiores descobertas do mundo dos últimos sete anos.

Neste ano, as ações da estatal tiveram forte oscilação depois que a empresa britânica BG Group (parceira do Brasil em Tupi, com 25%) divulgou nota estimando uma capacidade entre 12 bilhões e 30 bilhões de barris de petróleo equivalente em Tupi. A portuguesa Galp (10% do projeto) confirmou o número.

Para termos de comparação, as reservas provadas de petróleo e gás natural da Petrobras no Brasil ficaram em 13,920 bilhões (barris de óleo equivalente) em 2007, segundo o critério adotado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo). Ou seja, se a nova estimativa estiver correta, Tupi tem potencial para até dobrar o volume de óleo e gás que poderá ser extraído do subsolo brasileiro.

Estimativas apontam que a camada, no total, pode abrigar algo próximo de 100 bilhões de boe (barris de óleo equivalente) em reservas, o que colocaria o Brasil entre os dez maiores produtores do mundo.

Mais dúvidas

PUBLICIDADE

A Petrobras, uma das empresas pioneiras nesse tipo de perfuração profunda, porém, não sabe exatamente o quanto de óleo e gás pode ser extraído de cada campo e quando isso começaria a trazer lucros ao país.

Ainda no rol de perguntas sem respostas, a Petrobras não descarta que toda a camada pré-sal seja interligada, e suas reservas sejam unitizadas, formando uma reserva gigantesca.

Justamente por conta do desconhecimento sobre o potencial da camada pré-sal o governo decidiu que retomará os leilões de concessões de exploração de petróleo no Brasil apenas nas áreas localizadas em terra e em águas rasas. Afinal, se a camada for única, o Brasil ainda não tem regras de como leiloaria sua exploração.

Assim, toda a região em volta do pré-sal não será leiloada até que sejam definidas as novas regras de exploração de petróleo no país (Lei do Petróleo), que voltaram a ser discutidas pelo Planalto --foi criada uma comissão interministerial para debater modelos em vigor em outros países e o destino dos recursos do óleo extraído.

Além disso, o governo considera criar uma nova estatal para administrar os megacampos, que contrataria outras petrolíferas para a exploração --isso porque os custos de exploração e extração são altíssimos. Os motivos alegados no governo para não entregar a região à exploração da Petrobras são a participação de capital privado na empresa e o risco de a empresa tornar-se poderosa demais.

Opiniões

O diretor de exploração e produção da Petrobras, Guilherme Estrella, disse que a discussão em torno das mudanças no marco regulatório do petróleo não levará em conta o interesse privado.

"Existem vários interesses públicos e privados envolvidos nessa questão. A Petrobras é uma empresa que tem controle governamental, mas tem acionistas privados, que têm que ser respeitados. Ao mesmo tempo, o aproveitamento dessas riquezas é questão de Estado brasileiro", reconheceu.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem feito vários discursos em que mencionou que as reservas pertencem ao "povo brasileiro" e devem ser usadas em benefício do país, como para aplicações na educação. Lula chegou a mencionar que as reservas eram uma chance divina e deveria ser usada para reparar uma dívida com os mais pobres.

Comentários dos leitores
Cassio Tavares (640) 23/11/2009 11h41
Cassio Tavares (640) 23/11/2009 11h41
A aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva recuperou o fôlego na nova rodada da pesquisa CNT/Sensus, divulgada nesta segunda-feira, com 70% de avaliação "ótimo" e "bom" em novembro. O percentual do último levantamento tinha apresentado queda: de 69,8% em maio para 65,4% em setembro.
O número de insatisfeitos com o governo Lula também caiu em novembro, segundo a pesquisa. Enquanto em setembro 7,2% dos entrevistados faziam uma avaliação negativa do governo, em novembro este percentual passou para 6,2%.
Mas também a opopsição com um candidato que já vai descendo a Serra numa velocidaaaaaaade ......
sem opinião
avalie fechar
Cassio Tavares (640) 23/11/2009 08h08
Cassio Tavares (640) 23/11/2009 08h08
Nós, brasileiros integrantes da oposição ao atual governo, somos totalmente contrários à exploração da anunciada reserva de petróleo da camada do pré-sal, tendo em vista 3 argumentos altamente convincentes e que são :
1° - Quando estivemos no governo de 1.995 até 2.002 não existia lá nesse local nenhuma gota de petróleo, conforme estudo que recebemos dos mais renomados especialistas nessa área. Esse óleo, como depois foi constatado, surgiu lá a partir do dia 1° de janeiro de 2.003, exatamente quando se iniciava o atual governo, o que é uma injustiça.
2° - Essa palavra PeTróleo, ao contrário do que muitos pensam, foi inventada pelo partido do atual governo para fins de propaganda do mesmo.
3° - Vamos entrar com um requerimento no Supremo Tribunal Federal para que o mesmo obrigue o atual presidente a repartir pelo menos um pouco da sua " sorte " e popularidade conosco. Afinal de contas esse orgão foi criado exatamente para fazer justiça.
Assinado : OPOSIÇÃO FRUSTRADA E DESESPERADA COM O SUCESSO DO ATUAL GOVERNO.
2 opiniões
avalie fechar
Eduardo Giorgini (419) 23/11/2009 02h40
Eduardo Giorgini (419) 23/11/2009 02h40
"Petróleo "desperta o gigante Brasil", diz jornal"
Eu acho pura besteira política tudo isso.
Um gigante com serios problemas sociais, educação um lixo e saúde, nem se fala.
Mera especulações de manchetes.
DAqui alguns anos veremos os frutos de tudo isso.
[]s
Eduardo.
sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1163)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca