Publicidade

Dinheiro
03/09/2008 - 07h46

PIB da zona do euro cai 0,2% no segundo trimestre

Publicidade

da Efe

A economia da zona do euro caiu 0,2% durante o segundo trimestre do ano, enquanto no conjunto da UE o PIB se contraiu 0,1%, segundo dados atualizados divulgados nesta quarta-feira pela Eurostat, a agência de estatísticas do bloco europeu.

No primeiro trimestre, a economia da zona do euro tinha crescido 0,7% e a da UE, 0,6%. Em termos anualizados, a economia continuou crescendo, embora a um ritmo menor, de 1,4% na zona do euro e de 1,6% em toda a UE.

No mês passado, a Eurostat já havia divulgado uma estimativa para o crescimento da região, onde já apontava a queda na comparação com o trimestre anterior. Foi a primeira contração desde a criação da área de circulação da moeda comum européia, em 1999.

Até então, o pior resultado havia sido o do primeiro trimestre de 2003, quando o PIB teve crescimento nulo.

O índice divulgado pode alimentar os temores de uma recessão (quando o PIB se contrai por dois trimestres sucessivos).

A economia européia foi estimada no primeiro trimestre por uma atividade mais sustentável do que o normal no setor da construção, que se beneficiou de um inverno relativamente moderado, mas o consumo dos europeus também parece desacelerar, em um cenário de aumentos significativos dos preços da energia e da alimentação.

Ontem, a OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) previu um crescimento de 1,3% para a zona do euro, contra 1,7% na projeção anterior. "Boa parte desta revisão procede dos dados do segundo trimestre já publicados, ou seja, uma surpresa ruim que leva, por tanto, a uma forte redução da previsão para a zona euro", disse o vice-diretor do departamento econômico da OCDE, Jean-Louis Schneider.

A economia da zona do euro se contraiu em 0,2% no segundo trimestre de 2008, em comparação aos primeiros três meses do ano.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca