PIB do Japão registra queda de 3% no segundo trimestre
da Folha Online
O governo do Japão informou nesta sexta-feira que o PIB (Produto Interno Bruto) do país caiu 3% no segundo trimestre em termos anualizados. Foi o pior resultado desde o terceiro trimestre de 2001 e superou a estimativa anterior, que mostrava uma queda de 2,4%.
Na comparação com o primeiro trimestre deste ano a economia do mundo caiu 0,7%, segundo o governo, na revisão do relatório preliminar que tinha publicado em 13 de agosto.
Todos os indicadores foram negativos no segundo semestre, conseqüência, segundo o ministro da Economia, Kaoru Yosano, do desaquecimento econômico global e da alta dos preços das matérias-primas.
A despesa de capital caiu 0,5 %, o investimento em moradia teve redução de 3,5%, as exportações caíram 2,5% e o consumo, que representa 55% do PIB japonês, retrocedeu 0,5%.
No ano fiscal 2007, que terminou em 31 de março, o Japão tinha registrado um crescimento positivo de 1,5%, em seu sexto ano consecutivo de expansão econômica.
O consumo interno não avança diante da falta de aumentos salariais e da alta dos preços. A inflação cresceu em julho 2,4%, maior alta em uma década no Japão, um país onde o risco esteve durante uma década associado à deflação.
Para o atual ano fiscal, que terminará em março de 2009, o Governo tinha previsto um crescimento do PIB de 1,3%, mas o presidente do Banco do Japão (banco central do país), Masaaki Shirakawa, calcula que o comportamento da economia japonesa continuará fraco.
O governo japonês também revisou hoje a produção industrial de julho, que cresceu 1,3% em relação ao mês anterior, contra 0,4% da estimativa inicial.

