Publicidade

Dinheiro
12/09/2008 - 11h03

Dólar registra em setembro maior valorização mensal desde 2002

Publicidade

da Folha Online

A taxa de câmbio teve em setembro (até o dia de ontem) a maior valorização mensal desde setembro de 2002, aponta levantamento da consultoria Economática. O preço da moeda americana subiu 11,69% até o dia 11 e acumula alta de 3,06% neste ano.

Os cálculos da Economática levam em conta a Ptax, a taxa média de câmbio calculada pelo Banco Central.

O fortalecimento do dólar frente ao real acompanha a tendência internacional de valorização da moeda americana e interrompe uma seqüência de cinco anos de queda das taxas de câmbio. Segundo a Economática, no período da gestão Luiz Inácio Lula da Silva (desde 2003), o dólar desvalorizou 48,3%.

O último ano em que o dólar registrou valorização foi em 2002 (52,57%), quando o mercado internacional estava particularmente sensível ao risco brasileiro.

Em 2008, a moeda americana perdeu força no primeiro semestre com a perspectiva de uma recessão nos EUA devido à crise dos créditos "subprimes", que se espalhou do setor imobiliário para o restante da economia. A partir do segundo semestre, cresceu a percepção entre analistas e investidores de que outras economias centrais, como a União Européia e o Japão, também devem ser severamente afetadas.

A União Européia já revelou que o PIB da zona do euro teve uma contração de 0,2% no segundo trimestre. A Comissão Européia, o órgão executivo da UE, declarou que espera uma forte desaceleração da economia da zona do euro em 2008: a região deve crescer apenas 1,3%, 0,4 ponto percentual a menos que a previsão anterior.

Hoje, o governo japonês informou que o PIB (Produto Interno Bruto) do país caiu 3% no segundo trimestre em termos anualizados. Foi o pior resultado desde o terceiro trimestre de 2001 e superou a estimativa anterior, que mostrava uma queda de 2,4%.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca