Publicidade

Dinheiro
17/09/2008 - 07h22

Bovespa ainda deve cair mais antes de tentar recuperação

Publicidade

EPAMINONDAS NETO
da Folha Online

É opinião corrente entre analistas que a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) ainda não chegou ao fundo do poço. Ontem, o "preço" da Bolsa, o índice Ibovespa, caiu para os 46.260 pontos no pior momento do dia e pode despencar ainda mais antes do mercado acionário ter chance real de recuperação, segundo especialistas ouvidos pela Folha Online

Para se ter uma idéia, o Ibovespa chegou à pontuação recorde de 73.516 pontos em maio deste ano. Os analistas ouvidos pela reportagem disseram que o indicador pode cair para 45.500 pontos. O Ibovespa reflete os preços das ações preferidas pelos investidores; se cai, significa que os participantes da Bolsa priorizaram vender do que manter ou comprar os papéis de empresas.

Rossano Oltramari, sócio-diretor da XP investimentos, observa que o mercado pode sofrer novas turbulências, se outras grandes instituições financeiras, a exemplo do Lehman Brothers, revelarem perdas bilionárias ou entrarem em condição falimentar.

Ele avalia, porém, que os fundamentos econômicos do Brasil melhoraram, e que ações de grandes e sólidas empresas ficaram baratas demais. "A economia brasileira está muito em evidência. Eu concordo que o cenário ainda continua muito nebuloso, mas assim que a situação melhorar um pouco, os estrangeiros voltam", afirma.

Oltramari também confia que as autoridades americanas atuem para evitar um aprofundamento da crise financeira. "O [Ben] Bernanke [presidente do banco central americano] é um especialista em crise, é a pessoa mais indicada para lidar com a situação", afirma. Ele espera que o Ibovespa atinja os 60.000 pontos em dezembro.

O fundo do poço

O analista técnico da corretora Solidez, Celso Yoshida, espera que o índice Ibovespa caia até os 47.700 pontos para que, a partir desse ponto, comece a recuperar. "Mas acho que o mercado não vai segurar esse nível. E pode buscar o próximo patamar, a 45.500 pontos", afirma ele. "Esse nível é muito importante. Muita gente acredita que nesse ponto, a Bolsa brasileira volta a ficar interessante para os investidores estrangeiros".

O retorno do capital externo é considerado fundamental por muitos analistas para a retomada da tendência de alta: os estrangeiros respondem por mais de um terço do volume de negócios. Nos últimos três meses, eles somente tiraram dinheiro da Bolsa brasileira. E neste mês, o saldo continua negativo: as vendas superavam as compras em R$ 909 milhões.

Analistas técnicos utilizam padrões estatísticos para montar cenários para a Bovespa. Eles procuram identificar os momentos em que se acumulam as ordens de compra ou de venda que podem fazer a Bolsa mudar de tendência.

"[Nesse nível de 45.500 pontos] se um estrangeiro começa a entrar, os outros tendem a seguir e cria um bola de neve. A Bolsa pode voltar aos 60 mil pontos, mas acho que passar desse ponto vai ser muito difícil", acrescenta Yoshida.

Outro analista técnico, Fausto Botelho, da Enfoque Informações Financeiras, tem uma visão mais pessimista da Bolsa brasileira. Ele estima que o Ibovespa pode chegar abaixo dos 40 mil pontos nos próximos meses antes de efetivamente retomar uma tendência consistente de alta.

Para o analista, o mercado doméstico entrou numa tendência muito mais longa de baixa. Ele lembra que, nos últimos cinco anos, os investidores que apostavam na baixa do mercado "levaram uma surra" dos investidores que esperam a alta. Mas que isso mudou a partir de agora.

"Nós atingimos níveis distorcidos de preços, em função da euforia com as descobertas de petróleo da Petrobras, e também por causa do entusiasmo com o 'investment grade'. Nós temos muita gordura para queimar", afirma. Embora admita que os fundamentos da economia brasileira melhoraram, na definição dos movimentos da Bolsa, ressalta, o "comportamento de manada" prevalece.

"No curto prazo, os fluxos prevalecem sobre os fundamentos, mas no médio prazo, o mercado sempre tende a seguir os fundamentos", discorda Oltramari.

Comentários dos leitores
J A (61) 08/07/2009 22h32
J A (61) 08/07/2009 22h32
Pois eh Jose Antonio, de certa forma voce esta certo.
Ninguem sabe o que vai acontecer amanha, pouquissima gente sabe o que vai acontecer o ano que vem, mas quase todo mundo sabe o que vai acontecer nos proximos 5 anos.
Por isso mesmo a bolsa nao eh investimento pra amanha, nem pro ano que vem, ela eh investimento de longo prazo e historicamente rende mais do que qualquer outra aplicacao.
Por isso, se voce for por seu dinheiro suado em algum lugar, pense antes em quanto tempo voce pretende deixa-lo la. Se for deixar la por uma semana, poe na carteira; se for deixar por seis meses poe na poupanca; se for deixar por um ano poe no fundao e se for deixar por 5 anos ou mais poe em acoes...
sem opinião
avalie fechar
José Antônio Tanure (21) 06/07/2009 18h39
José Antônio Tanure (21) 06/07/2009 18h39
ATENÇÃO: Já estão os engravatados, os analistas, as Leitoas, os jornalistas e outros istas dizendo que a crise acabou, melhorou, etc. Na verdade ninguém sabe nada deste treco. Ninguém tem bola de cristal. Mas uma coisa é certa: se estão falando que melhorou, que acabou, etc, é porque não acabou nem melhorou coisa nenhuma.Esta bolsa está subindo porque? O que EFETIVAMENTE levou a isto? E quem garante o que? Isto é mercado, jogo e especulação. Todos três tem "regras". O mercado as mais variadas, como oferta e procura, protecionismo, cartel, e inúmeras outras. O jogo é roleta, mutreta, azar, sorte, etc. A especulação nem tem mãe. Seu dinheiro é suado? É aí que vc vai colocar? Bôa sorte. 10 opiniões
avalie fechar
J A (61) 05/07/2009 00h15
J A (61) 05/07/2009 00h15
Wilson, nao tem nenhum OCO no IBOV nao, tem sim um suporte forte de alta desde janeiro.
Mais, investidor sozinho nao faz volume nenhum, nem em Nova Iorque e muito menes em SP...aos jornalistas podem falar o que quiserem, quem manda nos mercados sao os fundos.
10 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (749)
Termos e condições
Comentários dos leitores
J. R. (397) 08/07/2009 13h46
J. R. (397) 08/07/2009 13h46
Crise? Aqui não haverá crise. Nossos trilhões da reserva do tesouro está no FED impresso em verdinhas, sem lastro mas tudo bem. Isso é que é ser solidário. sem opinião
avalie fechar
Jurgen Filip Merkel Gunsch (4) 08/07/2009 11h59
Jurgen Filip Merkel Gunsch (4) 08/07/2009 11h59
E se a crise estiver apenas começando ??? 2 opiniões
avalie fechar
Cristiano Garcia (256) 08/07/2009 08h34
Cristiano Garcia (256) 08/07/2009 08h34
O Vaticano pedir uma nova ordem financeira mundial baseada na ética ... Isso é muito risivel.
Eu ainda me lembro do quebra do banco Ambrosiano na Italia, e que apesar das claras falcatruas promovidas do arcebispo Paul Marcinkus, e como o mesmo Vaticano moveu mundos e fundos para comprar a inocencia do referido meliante, e conseguiu.
Precisamos de uma nova ordem financeira mundial, mas o Vaticano não tem moral para pretender levar essa bandeira. Um estado riquissimo, onde a luxuria, e o desprezo pelo sofrimento alheio fica evidente na quantidade de bens acumulados, e que poderiam ser utilizados para minorar o sofrimento dos desvalidos.
E no passado como ja mencionou aqui o leitor Vladimir Tzonev, a igreja catolica patrocinou o assassinato em massa, com requintes de perversidade e de forma extremamente cruel, aqueles que se recusavam aceitar suas doutrinas.
Então para mim, o Vaticano, seu rei, seus vassalos e etc, não possuem um pingo de ética.
15 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (3761)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca