Dinheiro
29/09/2008 - 20h26

Gordon Brown manifesta decepção com resultado na Câmara dos EUA

Publicidade

da France Presse, em Londres

O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, se disse "muito decepcionado" com a rejeição, nesta segunda-feira, pela Câmara dos Representantes dos Estados Unidos do plano de socorro financeiro.

O chefe de governo britânico declarou que apóia esta "ação decisiva" em plena tempestade financeira, e que está preparado para tomar qualquer decisão que considere necessária para garantir a estabilidade no Reino Unido.

Brown informou ter enviado "uma mensagem" à Casa Branca "ressaltando a importância desta ação decisiva".

"A votação que aconteceu na América é muito decepcionante", afirmou.

"Empreendemos recentemente ações decisivas no Reino Unido para manter a estabilidade do nosso sistema bancário", declarou Brown, poucas horas depois da nacionalização da Bradford & Bingley, o segundo banco britânico a passar ao controle do estado este ano.

O primeiro-ministro disse ainda que o ministro das Finanças, Alistair Darling, e o governador do Banco da Inglaterra "tomarão todas as medidas necessárias para garantir a estabilidade do sistema, em benefício das famílias e dos negócios" em todo o país.

O pacote de US$ 700 bilhões de ajuda ao setor financeiro, proposto pelo governo no último dia 20 e rejeitado nesta segunda-feira na Casa dos Representantes (Câmara dos Deputados), após uma semana de intensas negociações, tem agora um futuro incerto.

Segundo o porta-voz da Casa Branca Tony Fratto, o presidente George W. Bush vai se reunir com membros do Congresso e da equipe econômica para "determinar os próximos passos"

A Casa Branca informou que está "muito desapontada" com a rejeição ao pacote. "Não há dúvidas de que o país está enfrentando uma crise difícil", afirmou Fratto.

A Câmara rejeitou o pacote por 228 votos contra; a favor foram 205 votos. Os votos contrários ao pacote de resgate dos bancos vieram tanto dos democratas como dos republicanos. Segundo o jornal "The New York Times" ("NYT"), mais de dois terços dos republicanos e 40% dos democratas se opuseram.

Comentários dos leitores
Cassio XF (33) 01/12/2009 19h54
Cassio XF (33) 01/12/2009 19h54
Nao eh o Ouro que que estah aumentando, sao as moedas que estao se desvalorizando. O ouro sempre tem valor estavel se comparado aos outros comodities. Por exemplo, a mesma quantidade de ouro compra o mesmo volume de petrole hoje e ou ha 30 anos atras.
Ele tem que ser usado de base para medir o poder de compra e quanto os governos estao inflacionando o mercado imprimindo dinheiro como querem.
O deficit publico mundial eh vergonhoso. Se imprime dinheiro para paga-lo e quem acaba pagando mesmo a conta eh o trabalhador via inflacao, ou desvalorizacao de seu dinheiro, principlamente no Brasil onde se ha somente uma moeda - pura ditadura economica.
sem opinião
avalie fechar
joão nascimento (232) 01/12/2009 18h21
joão nascimento (232) 01/12/2009 18h21
epero que o dem puna o seu governador e não varra a sujeira para baixo do tapete como pt
SO O FATO DA OPSIÇÃO PUNIR O GOVERNADOR SO AI VAI GANHAR VOTOS E MUITTOS VOTOS POIS O BRASILEIRO EM SUA MAIORIA E HONESTO SE REALMENTE O DEDO DURO DO DURVAL TENHA RAZÃO E SO DAQUI DOIS MESES PEDIR O SIGILO BANCARIO DELE E DA FAMILIA VAI TER UM DEDINHO CORTADO NESTA SUJEIRA E SO ESPARAR PARA VER
sem opinião
avalie fechar
celso assis (76) 01/12/2009 12h32
celso assis (76) 01/12/2009 12h32
Seria talvez interessante saber não só a porecntagem em relação ao PIB, mas tambem qual a porcentagem em relação PIB dos empréstimos que foi para o consumo e qual a que foi para a produção (excuindo-se aqui dados do BNDES).
A renda per capita da população seria importante no estudo da dívida?
sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (4386)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca