Publicidade

Dinheiro
03/10/2008 - 12h01

Setor de serviços nos EUA registra ligeira expansão em setembro

Publicidade

da Folha Online

O setor de serviços nos EUA teve expansão em setembro, mas ficou abaixo do registrado em agosto, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pelo ISM (Instituto de Gestão de Oferta, na sigla em inglês). O índice apurado pela instituição ficou em 50,2 pontos, no mês passado, contra 50,6 em agosto.

Leituras acima de 50 pontos indicam expansão da atividade; abaixo desse nível, são vistas como contração. Dados sobre serviços são acompanhados com atenção no mercado financeiro, uma vez que esse setor inclui bancos, companhias aéreas, hotéis e restaurantes.

A expectativa dos investidores era de 50 pontos. O desempenho dos setores de educação, serviços agrários, serviços públicos, lojas e hospitais tiveram avanço no mês passado, devido ao crescimento das exportações, segundo o instituto.

Já os setores de restaurantes, imobiliário e atacadista tiveram contração.

Na quarta-feira, o ISM informou que a atividade manufatureira nos EUA teve contração em setembro, ficando em 43,5 pontos, contra 49,9 na leitura anterior. Foi a menor taxa para o índice desde outubro de 2001, segundo o ISM. Analistas ouvidos pela agência de notícias Associated Press esperam índice em 49,5.

Uma das partes mais importantes do índice, de novas encomendas, contraiu fortemente, caindo de 48,3 para 38,8 pontos. O índice de produção teve declínio de 11,3 pontos, para 40,8 pontos, e o de preços caiu 23,5 pontos, ficando em 53,5. Por fim, o que mede a expectativa de empregos foi de 49,7 para 41,8 pontos.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca