IGP-DI aponta inflação de 0,36% em setembro, ante deflação de 0,38% em agosto
da Folha Online
O IGP-DI mostrou inflação de 0,36% em setembro, ante uma deflação de 0,38% em agosto, de acordo com a FGV (Fundação Getúlio Vargas). A variação está acima das expectativas do mercado financeiro, que estimava entre 0,28% e 0,30%.
Segundo a FGV, os preços por atacado subiram, em média, 0,44% ante uma deflação observada de 0,80% no mês anterior. Somente os itens do grupo Matérias-primas tiveram reajustes, em média, de 0,51%, contra uma deflação de 4,84% em agosto. Entre os destaques desse grupo, o preço da soja em grão, que em agosto havia ficado 12,39% mais barata, em setembro ficou 2,59% mais cara; o preço do tomate havia caído pela metade (deflação de 50,19%), ficou 1,16% mais caro em setembro.
No caso dos preços ao consumidor, a FGV ainda detectou uma deflação de 0,09% em setembro, contra uma variação de 0,14% em agosto. A FGV destacou os preços do grupo Habitação --que subiram menos, 0,24% em setembro ante 0,72% em agosto-- e do grupo Alimentação --deflação de 0,97% em setembro ante deflação de 0,72% em agosto.
O terceiro componente do IGP-DI, o INCC (custos da construção civil) também registrou variação em setembro abaixo da oscilação de agosto: 0,95% ante 1,18%.
Leia mais
- Economistas reduzem previsão de crescimento em 2009, diz pesquisa do BC
- Preços em SP sobem 0,38% em setembro, informa Fipe
- Entenda a diferença entre os principais índices de inflação
Especial
- Leia o que já foi publicado sobre inflação
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
Livraria

