Chanceler da Alemanha adverte para desaceleração da economia do país
da France Presse
da Folha Online
A chanceler alemã, Angela Merkel, advertiu nesta quarta-feira que o crescimento econômico do país deve registrar desaceleração, como uma conseqüência da crise financeira.
Os deputados do país devem debater hoje um plano de resgate do setor financeiro, de quase 500 bilhões de euros (cerca de US$ 682 bilhões).
Leia a cobertura completa da crise nos EUA
Entenda como a crise dos EUA afeta o Brasil
Entenda a evolução da crise que atinge a economia dos EUA
"Aprovando rapidamente esta lei, temos que constituir a base para tranqüilizar a situação dos mercados", disse Merkel.
"Devemos, no entanto, prever que o crescimento na Alemanha se desacelere", advertiu.
Além disso, Merkel informou que o G8 (grupo dos sete países mais ricos e a Rússia) celebrará antes do fim do ano uma reunião dedicada à crise financeira.
O Banco da França (banco central do país, ligado ao Banco Central Europeu) informou ontem que o PIB (Produto Interno Bruto) do país caiu 0,1% no terceiro trimestre de 2008; com isso, a segunda maior economia da zona do euro está em recessão. O PIB francês registrou forte baixa de 0,3% no segundo trimestre; do ponto de vista técnico, a recessão acontece quando há pelo menos dois trimestres consecutivos de queda da atividade econômica.
A França não passava por esta situação desde 1993.
A Irlanda foi o primeiro país da zona do euro a entrar em recessão: O PIB irlandês no segundo trimestre teve uma contração de 0,5%, depois de uma contração de 0,3% no primeiro. O país se tornou assim o primeiro da zona do euro a entrar em recessão. Segundo o governo, fatores como investimentos de capital, gastos dos consumidores e atividade de construção tiveram queda, derrubando a economia.
Leia mais
- França já está em recessão, avalia banco central
- Recessão chega aos EUA, afirma presidente regional do Fed
- Premiê australiano culpa "capitalismo extremo" por crise financeira
- Na Índia, Lula condena "irresponsabilidade de especuladores"
- Petróleo em baixa pode derrubar PIB da Venezuela em 2009
Especial
- Leia o que já foi publicado sobre a crise financeira global
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
Livraria


avalie fechar
Ele tem que ser usado de base para medir o poder de compra e quanto os governos estao inflacionando o mercado imprimindo dinheiro como querem.
O deficit publico mundial eh vergonhoso. Se imprime dinheiro para paga-lo e quem acaba pagando mesmo a conta eh o trabalhador via inflacao, ou desvalorizacao de seu dinheiro, principlamente no Brasil onde se ha somente uma moeda - pura ditadura economica.
avalie fechar
SO O FATO DA OPSIÇÃO PUNIR O GOVERNADOR SO AI VAI GANHAR VOTOS E MUITTOS VOTOS POIS O BRASILEIRO EM SUA MAIORIA E HONESTO SE REALMENTE O DEDO DURO DO DURVAL TENHA RAZÃO E SO DAQUI DOIS MESES PEDIR O SIGILO BANCARIO DELE E DA FAMILIA VAI TER UM DEDINHO CORTADO NESTA SUJEIRA E SO ESPARAR PARA VER
avalie fechar