Publicidade

Dinheiro
24/10/2008 - 12h03

Blog do Josias: Lula cobra mapeamento de dívidas privadas em dólar

Publicidade

da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer saber mais sobre as dívidas das empresas em dólar. Segundo o blog do Josias, ele está inquieto com a ausência de informações oficiais conclusivas sobre um problema que chama de "jogatina financeira".

Leia a cobertura completa da crise nos EUA
Entenda a evolução da crise que atinge a economia dos EUA

De acordo com o blog, é como o presidente se refere aos contratos de derivativos firmados pelas empresas com os bancos nas operações de hedge (proteção) cambial.

São operações escoradas em papéis chamados de derivativos cambiais. Vencem no futuro, em prazos que variam, normalmente, de um a dois anos. Mas o preço do dólar foi fixado no momento da celebração do contrato.

Assim, se o dólar cai, as empresas lucram, mas se ele sobe, ganham os bancos. Só que a disparada da moeda americana é tão forte, que se teme que as empresas não tenham dinheiro para quitar suas dívidas.

Por enquanto, as perdas com este tipo de contrato são de R$ 5 bilhões, anunciadas pela Sadia, Aracruz Celulose e Votorantim. Mas autoridades do governo falam em R$ 200 bilhões, afirma o blog.

Parte dessas operações, porém, são contratadas pelos exportadores brasileiros no exterior, por meio das chamadas off-shore, o que os exime prestar esclarecimentos. Mas o Banco Central já age sobre isso.

Leia a reportagem completa no blog do Josias.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca