Produtores de petróleo devem impedir formação de estoques, diz ministro venezuelano
da France Presse
O ministro de Energia e Petróleo da Venezuela, Rafael Ramírez, afirmou que os países exportadores de petróleo, dentro e fora da Opep, devem impedir que os que são consumidores aproveitem a queda dos preços para fazer reservas e depois influenciar a cotação.
"Devemos evitar que os grandes países consumidores acumulem reservas, como aconteceu nos anos 90, e depois possam manipular o preço do petróleo', disse Ramírez, que também é presidente da estatal PDVSA (Petróleos de Venezuela).
O ministro acrescentou que é muito provável que a Opep volte a cortar sua produção na próxima reunião do cartel, em 17 de dezembro.
A Opep aprovou na semana passada a retirada de 1,5 milhão de barris de sua oferta diária a partir de novembro.
A medida, no entanto, não conseguiu deter a queda da cotação do petróleo, que ontem fechou em Nova York a US$ 62,73, diante dos temores de recessão.
O governo americano criticou a Opep pela decisão de reduzir a produção. Segundo a Casa Branca, a decisão é "antimercado". Washington ainda reiterou que os altos preços da commodity são um peso para toda a economia mundial.
"Sempre acreditamos que o valor das commodities, incluindo o petróleo, deveria ser determinado em mercados abertos e competitivos, e não por esse tipo de decisões antimercado sobre a produção", disse o porta-voz da Casa Branca, Tony Fratto.
A decisão da Opep foi anunciada após uma reunião de emergência convocada devido à preocupação dos países-membros com o mercado petrolífero devido ao avanço da crise financeira global.


avalie fechar
Agora sim que a Venezuela, do Chávez doidão, vai para o buraco de uma vez.
Eles ao contrário do resto mundo estão entrando em profunda recessão, só agora.
Haviam conseguido se segurar pelas tabelas, graças ao petróleo.
Com a queda no valor do principal e único produto gerador de divisas de lá, e com apagões constantes e falta crônica de produtos de primeira necessidade acontecendo, a Venezuela pode estar entrando em franca bancarrota.
Seria o fim dos bolivarianos...
avalie fechar
EU QUERO SER O CANDIDATO PÓS-LULA E NÃO O ANTI-LULA. E mais uma declaração assim : O PRESIDENTE LULA SERÁ LEMBRADO PELO POVO BRASILEIRO DURANTE 100 ANOS. E já repetiu várias vezes ( quase todos os dais ) que não aceita ser candidato a vice numa chapa com o Governador José Serra. Ou seja, besta ele não é. Iria correr um risco enorme de ficar sem nada e portanto segundo ele, ou será candidato do partido a presidente ou será candidato ao senado. Está novo e tem muito tempo para se candidatar em 2.014 ou em 2.018.
E o governador José Serra ? Ah, esse aí vai empurrando com a barriga a sua decisão sobre o caminho a tomar. Ele está numa tremenda saia justa porque não sabe como dizer ao partido que não será candidato a presidente da república, mas que irá tentar a reeleição ao governo de São Paulo. Outro que não é nada besta. E assim vai seguindo um partido sem discurso, sem rumo, sem projetos e também sem candidatos para as eleições de 2.010. Eta desgraceira. O mais curioso é que, não só o Gov. Aécio Neves em entrevista ao João Dória Jr. como também outros politicos do partido dizerem que não podem deixar de jeito nenhum que, na campanha de 2.010, os governistas façam as comparações entre o atual governo e o do Sr. Fernando Henrique. Mas isso já está decidido e não existe lei no Brasil que proiba essa campanha. E a coisa vai ficando cada vez mais preta.
avalie fechar