Dinheiro
02/11/2008 - 02h32

Após ação do BC, banco deve subir juro, diz Bradesco

Publicidade

da Folha Online

O presidente do Bradesco, Márcio Cypriano, diz que o setor deve subir os juros para compensar a redução da remuneração do compulsório sobre depósitos a prazo. A informação é de reportagem do colunista Guilherme Barros, publicada na Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).

Entenda o que é o compulsório
10 questões para entender o tremor na economia
Veja a lista de medidas já anunciadas no Brasil

A medida do Banco Central foi anunciada na quinta-feira para forçar os bancos a comprarem carteiras de crédito de pequenas instituições em dificuldade e para ampliar o número de empréstimos e do dinheiro em circulação.

"Não concordo com que sejamos punidos por medidas que dependem de fatores técnicos e operacionais para a sua viabilização", afirma. O problema, segundo ele, é que não existem no mercado carteiras de crédito suficientes de instituições pequenas e médias para os grandes bancos comprarem na proporção que o Banco Central pretende.

A decisão do BC, que incide sobre o compulsório dos depósitos a prazo, serve para acelerar a compra de carteiras de crédito das instituições financeiras de pequeno e médio portes e injetar liquidez no mercado.

Leia a reportagem na Folha deste domingo, que já está nas bancas.

Assine a Folha

Comentários dos leitores
celso assis (76) 01/12/2009 12h32
celso assis (76) 01/12/2009 12h32
Seria talvez interessante saber não só a porecntagem em relação ao PIB, mas tambem qual a porcentagem em relação PIB dos empréstimos que foi para o consumo e qual a que foi para a produção (excuindo-se aqui dados do BNDES).
A renda per capita da população seria importante no estudo da dívida?
sem opinião
avalie fechar
Edson Aquino (139) 01/12/2009 09h29
Edson Aquino (139) 01/12/2009 09h29
Sr. Nascimento, também inclua na sua lista Tucanos e Democratas, ambos envolvidos no mesmo esquema de propinas e corrupção... aí sim, o time fica completo... 1 opinião
avalie fechar
joão nascimento (229) 30/11/2009 20h50
joão nascimento (229) 30/11/2009 20h50
lula ja que voce e o rei da cocada preta pois o brasil nos eixo lucrativo da economia com sua equipe de petista,mande uma equipe a altura para a venezuela por sua contas em ordem com um pouco do dinheiro do pre sal junto com o pac o bolsa familia e mais delubio,joão paulo cunha ,tarso genro,ze dirceu e waldomiro diniz,duda mendonça pra arrumar a imagem do hugo perante a população e a america latina,marcos valerio para assumir os bancos tomados na mão grande e a cara dele o palocci como o el ministro,genoino se o sr. quiser ir vai tambem depois das eleições de 2010 9 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (4384)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca