Demanda e bens de capital mantêm indústria em alta no início da crise
CIRILO JUNIOR
da Folha Online, no Rio
A recuperação do setor de bens de capital e a manutenção de forte demanda doméstica foram decisivas para a recuperação de toda a indústria em setembro, de acordo com a gerente de análise e estatísticas derivadas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Isabella Nunes. Segundo ela, os efeitos da crise financeira internacional, intensificada em meados daquele mês, ainda não se refletiram no resultado.
A produção industrial do país acelerou 1,7% em setembro frente ao mês anterior, recuperando queda de 1,2% em agosto, informou nesta terça-feira o IBGE. Isabella Nunes explicou que o fato de setembro ter tido um dia útil a mais do que agosto ajudou no resultado, mas não de forma decisiva. Em relação a setembro do ano passado, os três dias úteis a mais foram fundamentais para a expansão de 9,8%.
10 questões para entender o tremor na economia
Veja a lista de medidas já anunciadas no Brasil para combater a crise
Entenda a evolução da crise que atinge a economia dos EUA
"O resultado de setembro mostra um quadro positivo, com longo ciclo de crescimento. Ele é apoiado nos investimentos em bens de capital e na demanda doméstica dinâmica", afirmou Nunes.
| Antônio Gaudério/Folha Imagem |
![]() |
| Produção industrial cresce 1,7% em setembro e 6,5% sobre 2007, aponta IBGE |
Ela apontou o dado do terceiro trimestre deste ano como mais um indicador de que a indústria ainda mantém um bom ritmo de expansão. De julho a setembro, a produção industrial apresentou incremento de 2,7% sobre o trimestre imediatamente anterior. Nessa comparação, foi o maior crescimento observado desde o terceiro trimestre de 2004. Naquela época, a indústria havia crescido 2,9% sobre o segundo trimestre.
"A indústria cresce há 12 trimestres consecutivos. Nesse período, houve um ganho de 16,9%. O destaque principal é o setor de bens de capital, que tem expansão há 14 trimestres consecutivos, com ganhos de 51,5%", afirmou Nunes.
Em relação ao terceiro trimestre de 2007, foi constatado incremento de 6,7% de julho a setembro, em ritmo semelhante ao primeiro (6,4%) e segundo (6,2%) trimestres. Nessa comparação, a indústria cresce há 20 períodos seguidos, sendo que o setor de bens de capital registra 21 elevações consecutivas.
Leia mais
- CNI diz que ampliação de prazo para recolher impostos desafogaria empresas
- Crise mundial fez custo do transporte de cargas desabar
- Faturamento da indústria volta a crescer em setembro com expansão de 10,2%
- Produção industrial cresce 1,7% em setembro e 6,5% sobre 2007, aponta IBGE
- Produção industrial de São Paulo avança 3,7% em setembro, diz Fiesp
- Dificuldade das indústrias em obter crédito é a maior em cinco anos, diz pesquisa
- Confiança da indústria mostra desaceleração, mas país está longe de recessão, diz FGV
Especial
- Leia a cobertura completa sobre a crise dos EUA
- Leia o que já foi publicado sobre produção industrial
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
Livraria



Ele tem que ser usado de base para medir o poder de compra e quanto os governos estao inflacionando o mercado imprimindo dinheiro como querem.
O deficit publico mundial eh vergonhoso. Se imprime dinheiro para paga-lo e quem acaba pagando mesmo a conta eh o trabalhador via inflacao, ou desvalorizacao de seu dinheiro, principlamente no Brasil onde se ha somente uma moeda - pura ditadura economica.
avalie fechar
SO O FATO DA OPSIÇÃO PUNIR O GOVERNADOR SO AI VAI GANHAR VOTOS E MUITTOS VOTOS POIS O BRASILEIRO EM SUA MAIORIA E HONESTO SE REALMENTE O DEDO DURO DO DURVAL TENHA RAZÃO E SO DAQUI DOIS MESES PEDIR O SIGILO BANCARIO DELE E DA FAMILIA VAI TER UM DEDINHO CORTADO NESTA SUJEIRA E SO ESPARAR PARA VER
avalie fechar
A renda per capita da população seria importante no estudo da dívida?
avalie fechar