Dinheiro
06/11/2008 - 16h14

Consumidor brasileiro continua otimista apesar de crise, aponta pesquisa

Publicidade

da Folha Online

Apesar da crise internacional, a confiança do consumidor brasileiro ficou estável em 140 pontos de setembro para outubro, segundo apontou o INC (Índice Nacional de Confiança), calculado pela ACSP/Ipsos (Associação Comercial de São Paulo). Em outubro de 2007, a taxa era de 127 pontos.

Segundo o mesmo levantamento, no Natal, 37% dos entrevistados vão usar o 13º salário para fazer compras.

Em relação às compras, a ACSP/Ipsos mostrou que 44% dos entrevistados estão "mais favoráveis" a comprar eletroeletrônicos, contra 32% "menos favoráveis". A tendência se inverte em ralação aos bens de maior valor: 40% estão "menos favoráveis", contra 32% "mais favoráveis".

A confiança na manutenção do emprego ainda sustenta o otimismo: 41% dos entrevistados estão "mais confiantes" e 27% "menos confiantes". Destaque para o número de pessoas conhecidas dos entrevistados que perderam o emprego em outubro: ficou em 3,7%, porcentagem praticamente estável há seis meses.

Natal

A pesquisa ACSP/Ipsos perguntou o que o consumidor pretende fazer com o 13º salário. Dos entrevistados, 37% pretendem gastar o dinheiro com compras, 34% pretendem pagar dívidas, 12% reformar a casa, apenas 1% dar entrada na compra da casa ou do carro novo, 8% pretendem viajar e 9% aplicar o dinheiro no banco.

Sobre o modo de pagamento, a pesquisa constatou que 62% dos entrevistados planejam pagar à vista, enquanto 26% preferem parcelar (média nacional), enquanto essa intenção sobe para 37% no nordeste, sendo a classe C (31%), a que mais se enquadra nesse perfil.

Comentários dos leitores
Marco Hundsdorfer (33) 25/11/2009 11h34
Marco Hundsdorfer (33) 25/11/2009 11h34
Cara Chris Maria.
Obrigado pela informação. Estamos tentando agora na Justiça, porque o INSS local diz que a doença não existe (O responsável local). Falo sério.
Para quem esta dando alta para quem tem cancer ou mãos amputadas...
Agradeço, e muito, sua colaboração, assim como agradeço à Folha de São Paulo por permitir retratar este descaso, não só comigo, mas com todos aqueles que necessitam de auxilio doença em Ponta Grossa - Paraná.
sem opinião
avalie fechar
Chris Maria (238) 25/11/2009 09h44
Chris Maria (238) 25/11/2009 09h44
Parte 1
Prezado colega Sr. Marco Hundsdorfer (32) 23/11/2009 19h18
Li seu comentário e achei lamentável que isso esteja acontecendo porque fibromialgia é uma forma de reumatismo associada à forma de sensibilidade de uma pessoa frente a um estímulo doloroso, envolvendo músculos, tendões e ligamentos. É bastante provável que o Sr tenha conhecimento, mas enfim, não custa nada passar esse tipo de informação, até porque, talvez seja preciso juntar uma série de informações adicionais, inclusive da Sociedade Brasileira de Reumatologia, para que o caso seja devidamente enquadrado. Mesmo tendo sido reconhecida nos USA, os profissionais da área de saúde continuavam usando a classificação do Código Internacional de Doenças (CID 10) aplicando o código M.79.0 - "Outros transtornos dos tecidos moles, não classificados em outra parte" (que por não ser específico incluía a Fibromialgia), código este fornecido pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Ocorre que atualmente ele não é mais utilizado e, portanto, não tem mais validade para atestar a Fibromialgia porque esta Síndrome ganhou um código CID próprio, fornecido pela própria OMS, que é o código M.79.7, passando assim a ser uma patologia totalmente reconhecida. De modo que este é C.I.D válido e deve ser usado pelos profissionais da área de saúde.
4 opiniões
avalie fechar
Chris Maria (238) 25/11/2009 09h43
Chris Maria (238) 25/11/2009 09h43
Parte 2
Prezado colega Sr. Marco Hundsdorfer (32) 23/11/2009 19h18
Na página do Ministério da Saúde > Departamento de Informática do SUS (DATASUS) > Sistemas e Aplicativos > CID 10, pode-se ter acesso ao catálogo de classificação. O fato do próprio Ministério da Saúde disponibilizar a informação é forma cabal e comprobatória da existência da patologia. Boa Sorte...
http://w3.datasus.gov.br/datasus/index.php?area=040203
4 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (4308)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca