EUA jogam para UE decisão sobre participação da Espanha na cúpula do G20
da Efe, em Washington
A Casa Branca aceitará o que a UE (União Européia) decidir sobre a concessão do assento francês à Espanha na próxima cúpula do G20, em Washington, declararam hoje fontes do governo do presidente George W. Bush.
"Não temos um problema com a Espanha em geral", declarou um funcionário que pediu para não ser identificado.
Leia a cobertura completa da crise nos EUA
Entenda a evolução da crise que atinge a economia dos EUA
Veja os países e instituições financeiras afetados pela crise
As palavras do funcionário indicam que os Estados Unidos não vetarão a presença da Espanha na cúpula das principais economias do mundo no dia 15 no centro de Washington para analisar as reformas do sistema financeiro internacional.
O presidente francês, Nicolas Sarkozy, ofereceu à Espanha um dos dois assentos que possui na cúpula (como presidente de turno da UE e como integrante do G8).
A fonte afirmou que ainda não tinha conhecimento das declarações de Sarkozy, mas disse que os EUA seguirão "o que a União Européia quiser fazer".
"Nós já enviamos nossos convites", acrescentou o representante do governo Bush, que lembrou que a decisão de que a cúpula para debater a crise financeira global fosse uma reunião do G20 foi tomada ao considerar que esse formato seria o mais representativo das economias mundiais.
Sarkozy reconheceu hoje em entrevista coletiva em Bruxelas que a oferta de um dos dois assentos da França à Espanha foi discutida hoje pelos líderes da UE, mas ainda ficaram "alguns problemas a serem resolvidos".
Leia mais
- UE propõe mudar sistema financeiro global em cem dias
- Câmara dos EUA pede novo pacote de estímulo para economia
- Reunião do G20 deve discutir crise e regulação do mercado, diz Meirelles
- Desafio de Obama é o mesmo de Roosevelt após crise de 29, diz Mantega
- Bush vê sinais positivos na economia dos EUA apesar de alta do desemprego
Especial
- Leia a cobertura completa da crise financeira dos EUA
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
Livraria

