InBev compra Anheuser-Busch e se torna maior cervejaria do mundo
da Efe, em Bruxelas
A cervejaria belgo-brasileira InBev anunciou nesta terça-feira que concluiu a compra da americana Anheuser-Busch, fabricante da Budweiser, em uma operação que totalizará US$ 52 bilhões e criará o maior grupo de cerveja do mundo.
A combinação das duas empresas "cria o líder global no setor de cerveja e uma das cinco maiores empresas de bens de consumo", afirmou a Inbev em comunicado.
| Tom Gannam/AP |
|
| Negociação entre InBev e dona da Budweiser se iniciou em julho deste ano |
A operação é "uma transação histórica", afirmou o executivo-chefe da InBev, Carlos Brito. Para ele, o sucesso da operação virá da integração das marcas e métodos de trabalho das duas companhias.
A compra, que custará à InBev US$ 70 por ação, foi concluída depois que os acionistas das duas companhias aprovaram o negócio.
Os acionistas da Anheuser-Busch aceitaram o acordo no último dia 12, e o Departamento de Justiça dos EUA deu seu aval no último dia 14. O processo de fusão se iniciou em 14 de julho deste ano.
Segundo os termos do acordo, o novo grupo passará a se chamar Anheuser-Busch InBev, a fim de "manter a herança e tradições" da companhia americana.
A negociação foi alvo dos americanos, que criaram sites e canções de protestos contra a saída de marcas como a Budweiser da "propriedade" dos Estados Unidos.
A Anheuser-Busch manterá sua sede de Saint Louis, em Missouri, que por sua vez se transformará na base de operações de todo o grupo para a América do Norte.
Com 26% do mercado global, três das cinco maiores marcas de cerveja, e uma produção anual de 460 milhões de hectolitros, estimativas apontam que a nova cervejaria produzirá 60% a mais do que seu competidor mais próximo. A InBev traz consigo as marcas Stella Artois e Beck's.
Leia mais
- EUA impõem restrição para fusão entre Inbev e Anheuser-Busch
- Acionistas da cervejaria Anheuser-Busch aprovam fusão com InBev
- Saída para crise exige participação de emergentes, diz ministro alemão
- Crise mundial ainda não interfere na oferta de bolsas de estudo no Brasil
- Aumentam apelos pela conclusão da Rodada Doha
- Lucro da Anheuser-Busch sobe 0,5% no primeiro semestre
Livraria
- Grandes pensadores revelam os segredos para um BOM NEGÓCIO
- Josimar Melo apresenta CERVEJAS do mundo todo e mostra como saboreá-las ao máximo
Especial


