Basf vai fechar temporariamente 80 unidades de produção
da Folha Online
A empresa alemã do setor químico Basf anunciou nesta quarta-feira que vai fechar, em caráter temporário, 80 unidades de produção no mundo todo devido à queda de demanda, além de reduzir a produção em 100 outras unidades. Cerca de 20 mil empregos devem ser afetados pelas medidas.
A empresa ainda abandonou a meta de igualar o lucro atingido no ano passado, principalmente devido à queda nas encomendas vindas do setor automotivo. Segundo o porta-voz da Basf, Gareth Rees, essas medidas já foram postas em ação e devem se estender até janeiro. Os funcionários do grupo têm sido incentivados a tirar férias e a reduzir horas extras.
As unidades que devem ser mais afetadas são as de Freeport e Geismar (EUA); Ludwigshafen (Alemanha); Antuérpia (Bélgica); Nanjing (China); e Kuantan (Malásia).
"A Basf já chamou a atenção para a situação econômica difícil no fim de outubro", disse o executivo-chefe da empresa, Jürgen Hambrecht, em um comunicado. "Desde então, a demanda em países-chave declinou de modo significativo. Em particular, os clientes do setor automotivo cancelaram encomendas em cima da hora."
No ano passado, a Basf teve um lucro de 7,6 bilhões de euros, com vendas de 57,9 bilhões de euros. para este ano, a Basf já abandonou a meta de igualar esses resultados. No terceiro trimestre deste ano, a Basf teve uma queda de 38% em seus ganhos, que ficaram em 758 milhões de euros.
Hambrecht disse, segundo o comunicado, que é difícil prever como o próximo ano vai se desenrolar e que a Basf está se preparando para enfrentar tempos difíceis. "Estamos respondendo com flexibilidade aos desenvolvimentos do mercado e agindo com rapidez (...) A Basf vai agora se voltar ainda mais para a disciplina orçamentária e de gastos."
Leia mais
- FMI avalia que oferta de crédito melhorou, mas crise não acabou
- Preços ao consumidor nos EUA mostram maior queda desde 1947
- Atividade de construção de casas nos EUA tem queda recorde em outubro
- Toyota vai interromper produção por dois dias nos EUA e Canadá
- Consórcio alemão quer fazer à GM oferta de aquisição da Opel
Especial
- Leia a cobertura completa sobre a crise dos EUA
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
Livraria da Folha

