Dinheiro
20/11/2008 - 18h24

Para ex-diretor do BC, venda da Nossa Caixa é positiva em momento de crise

Publicidade

EDUARDO CUCOLO
da Folha Online, em Brasília

A venda da Nossa Caixa para o Banco do Brasil ajudará a fortalecer o sistema nacional financeiro e será positiva para os correntistas dos dois bancos, na avaliação do economista Carlos Eduardo de Freitas, ex-diretor do Banco Central.

Para o economista, a concentração de bancos no país, reforçada também para fusão recente entre Itaú e Unibanco, é um caminho natural, principalmente em momentos de crise.

"A consolidação é um caminho natural do sistema bancário, e momentos de crise costumam acelerar esse processo", afirmou o ex-diretor do BC.

No caso específico da Nossa Caixa, embora o banco não enfrentasse dificuldades por causa da crise, havia o problema de falta de espaço para crescer no mercado e ganhar escala, segundo Freitas. Agora, os correntistas do banco passarão a fazer parte de um grupo mais sólido e com uma gama maior de serviços.

"É uma boa aquisição, como seria boa se fosse feita por um banco particular também. Para o correntista, aumenta a segurança do sistema."

Momento econômico

O economista Miguel Daoud, da Global Financial Advisor, avalia que a venda do banco estatal paulista favorece mais os governos federal e de São Paulo do que os correntistas, já que 80% do sistema financeiro está nas mãos de cinco grandes grupos (BB, Caixa, Bradesco, Itaú-Unibanco e Santander).

Para ele, o que torna o negócio positivo é muito mais a situação atual de crise no sistema financeiro, que exige uma ação mais forte do Estado na economia, do que a questão da concorrência.

"No momento em que o país precisa da mão do Estado na economia, essa fusão ajuda, pois você consegue aumentar a irrigação do crédito. Em uma outra configuração econômica, talvez isso não tivesse um efeito tão positivo", afirmou Daoud.

Arte/Folha Online
Comentários dos leitores
Camilo Perez Garcia (5) 18/11/2009 22h52
Camilo Perez Garcia (5) 18/11/2009 22h52
Será que não é possível "Privatizar" os políticos??
O segredo é o seguinte : valer eles não valem nada, então ai existe uma chance enorme do BRASIL enriquecer, é ´só vendê-los pelo preço que eles dizem que valer, devemos pensar a esse respeito. Ai haverá chance de ganhar uma boa grana e poderemos saber onde será aplicada, investida,
sem opinião
avalie fechar
Eduardo Giorgini (408) 18/11/2009 22h12
Eduardo Giorgini (408) 18/11/2009 22h12
É um mal pensar que por causa de um indivíduo ser concursado, ele é extremanente útil e diferenciado à outros cargos.
Cargo público em excesso e estabilidade contribui para o marasmo que o país é.
Infelizmente essa mentalidade do funcionario publico esta chegando às universidades federais. Agora tudo é cargo para ficar no sossego e estabilidade, não querem e nao gostam de dar aulas. Inicio do sulcateamento do que antes era razoável.
Brasil é um país muito louco e sem foco.
[]s
Eduardo.
sem opinião
avalie fechar
Luís R (3) 18/11/2009 19h22
Luís R (3) 18/11/2009 19h22
Claro que os func, da Nossa Caixa, na sua grande parte, não se caracterizam como usufrutuários de cabides de emprego, como sugeriu um comentário anterior. Mas sabemos que há sim muitos departamentos desnecessários nestes e noutros bancos estatais, acomodando um número grande de funcionários que estão lá porque não há vontade nenhuma de qualquer gestor em mudar a situação. Muita burocracia, a máquina trabalhando para si mesma. Muito cargo de diretor, superintendente, gerente de divisão, gerente geral, etc. Muitas reuniões de faz de conta, muito desperdicio do dinheiro público. São mesmo verdadeiras ilhas da fantasia. Privatize todos os estatais e veremos que o gestor particular terá maior competencia para administrar sem desperdicios. Ainda certamente recolherá maior volume de impostos como vimos acontecer nas teles e mineradoras. A população também terá melhpores serviços. Bastará apenas que esta tenha um canal apropriado para fazer valer cabalmente seus direitos de consumidor. O governo não precisa de empresas. Privatizar já a Petrobrás, BB, Cef, Bco Amazonia, e todas as demais estatais. Vai ser bo pra todo mundo. 6 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (46)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca