Publicidade

Dinheiro
21/11/2008 - 09h24

Economia mundial vai decolar no fim de 2009, diz FMI

Publicidade

da France Presse, em Paris

A economia mundial voltará a decolar no fim de 2009, embora até lá ninguém possa descartar a possibilidade de uma "nova catástrofe" financeira, afirmou o diretor gerente do FMI (Fundo Monetário Internacional), Dominique Strauss-Kahn, em entrevista publicada nesta sexta-feira pelo jornal francês "Le Parisien".

"O crescimento voltará a decolar no fim do próximo ano, embora ainda haja muitos riscos, como o de uma nova catástrofe no mundo das finanças", afirmou.

Strauss-Kahn considerou também que há um risco real de o crédito "não voltar a decolar" e que, por isso, "é legítimo pressionar os banqueiros para obrigá-los a emprestar".

"Os banqueiros emprestaram dinheiro a qualquer pessoa sem medir os riscos e agora estão tão assustados que não emprestam a mais ninguém", declarou.

O diretor do Fundo disse que o papel da instituição não é salvar o capitalismo mundial e comentou que a maioria dos dirigentes do planeta não mediu a dimensão da crise e, portanto, não reagiu como devia a ela até meados deste ano.

Ele admitiu que o mundo está vivendo uma "crise do capitalismo", embora ela não anuncie o fim da economia de mercado. "O que está em queda é o liberalismo desenfreado, o egoísmo e a desregulamentação em todos os âmbitos", disse. "Esta é a primeira verdadeira crise mundial, mas provavelmente não será a última."

Comentários dos leitores
Fernando Andrade (14) 04/07/2009 13h52
Fernando Andrade (14) 04/07/2009 13h52
Marolinha
O povo brasileiro não sabe o poder que tem. Leio muitos comentários aqui passando a ideia de que nós estamos sofrendo com a crise, que é muito mais do que o presidente Lula falou, que estamos numa pior..enfim. Claro que estamos sendo afetados pela crise, quem não está? Mas essa crise é muito mais psicológica do qualquer outra coisa para nós. Podemos sair dele numa boa e estamos nos virando bem, quer queiram ou não! O povo brasileiro (de verdade) mudou após a era Lula. Esses sim são sinais claros de que devemos acreditar no Brasil. Não um bando de pessimistas que gostam de menosprezar o Brasil.
O que falta realmente é um povo unido para juntos combatermos a desigualdade social, melhoramos a educação e criarmos o alicerce para que este país seja um lugar melhor para se viver. Parem de criticar e apresentem soluções!!!!
sem opinião
avalie fechar
M Mig (1471) 03/07/2009 15h00
M Mig (1471) 03/07/2009 15h00
Ontem ouvi no rádio um jornalista que fala sobre o mundo automotivo dizer que não houve tsunami e nem marola por que o brasileiro continua comprando carros. Ora, um habito comum ao brasileiro é a ostentação, para isso muitos se endivida para adquirir bens que não são compatíveis com seu nível de vida. Esse fenômeno podemos observar principalmente com três bens de consumo:
-Roupas e calçados: O sujeito ganha mil e quinhentos reais, mas ele tem um tênis que custa seiscentos reais.
-Celular: A pessoa economiza até em sua alimentação, mas tem um smartfone.
-Carro: O sujeito se endivida por oito anos para comprar um carro (em 2007 o aumento de financiamentos de veículos aumentou 43,5% e desde então tem crescido a cada ano) e muitas vezes não tem dinheiro para mantê-lo ou para pagar pelo financiamento, o que causa o aumento do número de recuperações de veículos por financeiras (observado desde o ano passado).
Em suma, o jornalista fez uma afirmação ignorando que a compra de carros é impulsionada pela capacidade de endividamento, ignorando as centenas de milhares de demissões (comprovadas pela redução de captação de impostos), o aumento da inadimplência (cheque especial e financiamento de veículos são os lideres). A disseminação desse tipo de convicção cega e impede que a população exija retidão e resultados do governo federal. É lamentável que um jornalista use as atribuições de sua função para disseminar sua opinião ignorando os fatos.
6 opiniões
avalie fechar
Sergio Torres da Silva (104) 02/07/2009 20h27
Sergio Torres da Silva (104) 02/07/2009 20h27
Condenado a 150 anos e cobertura confiscada.
Um belo exemplo de, liberdade enquanto conseguiu esconder e punição quando foi descoberto.
Acho que precisamos, aqui no Brasil, exercitar mais os atos de punição.
3 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (3749)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca