Publicidade

Dinheiro
05/12/2008 - 09h57

Com crise, governo deve adiar a capitalização da Petrobras

Publicidade

da Folha Online

Com a queda no preço internacional do petróleo, a comissão interministerial encarregada de propor novas regras de exploração do pré-sal vai sugerir ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que adie ou modifique o plano de capitalização da Petrobras, segundo reportagem de Kennedy Alencar, Leandra Peres e Simone Iglesias, na edição da Folha de S.Paulo desta sexta-feira.

A medida é reivindicada pelo presidente da estatal, José Sergio Gabrielli.

Leia a cobertura completa da crise nos EUA
Veja as medidas anticrise já anunciadas no Brasil
Entenda a evolução da crise que atinge a economia dos EUA

De acordo com a reportagem, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse que o governo enviará uma nova proposta de Lei do Petróleo ao Congresso só no ano que vem. Ela confirmou que "há discussão de capitalização da Petrobras para aumentar a participação do governo". E emendou: "Mas não se pode discutir isso publicamente por causa da CVM [Comissão de Valores Mobiliários]".

Segundo ela, o aumento da participação da União na Petrobras é importante para a criação de um fundo específico do país com recursos do pré-sal. Ela disse que esse fundo "não dá para ser [constituído] pelo sistema que existe hoje".

A comissão interministerial deverá se reunir com Lula na semana que vem para oficializar a proposta de uma nova Lei do Petróleo.

Leia a notícia completa na Folha desta sexta-feira, que já está nas bancas.

Assine a Folha

Comentários dos leitores
Mario Zavarese (4) 10/12/2009 02h18
Mario Zavarese (4) 10/12/2009 02h18
O que os demais estados do sul e sudeste ainda não perceberam é que este caso do Pré-Sal, abriu um precedente perigoso para as relações federativas.
A bancada do nordeste, unida, promeveu uma distribuição de renda compulsória a dois estados da federação.
Mesmo um estado com o tamanho da bancada como a de São Paulo,não resistiria a bancada nordestina.
O Rio e ES ficaram isolados e acuados.
Isso intensificará a desuniao das bancadas do sul e sudeste.
Novas crises federativas ainda poderão surgir, novas iniciativas da bancada do nordeste poderão por em cheque o equilibrio federativo, em outras questões.
sem opinião
avalie fechar
Miro Silveira (17) 08/12/2009 22h19
Miro Silveira (17) 08/12/2009 22h19
Em 2010, a Petrobras fará anuncios magnificos sobre novas descobertas, não sei porque tenho essa inspiração, será que tenho o dom da premonição? 1 opinião
avalie fechar
Carlos Menezes (55) 08/12/2009 12h45
Carlos Menezes (55) 08/12/2009 12h45
Esta declaração em Manchete, significa: Vamos estatizar o país, vamos fazer fila para distribuir feijão, leite, outros alimentos e assim por diante. Senhores o lulla ainda não teve tempos para junto do ptralha mor josé desceu, fechar todo o roteiro para a chavização do Brail mais vil que varonil! Senhores prestem atenção: Estamos muito próximos de nos tornarmos semalhantes á venezuela, há tempos, um país em desenvolvimento e rico pelo seu petróleo. Hoje, na era chaves estão todos a caminho da escravização e das porções racionadas e tudo patrocinado pelo estado. A industria em decadência, o comércio em decadência a educação em decadência. É isto que desejam ao Brasil. Se sim, continuem a escrever as maravilhas do governo lulla e contunuem a não enxegar um milimetro a frete do seu nariz. Veja a manchete referente a dillma. Esta é a pretensão da dilma é a sua tembém? Se não, não perca seu tempo respondendo a ptralhas que escrevem neste forum e nada dizem, apenas defendem o indefensável. Escrevam aqui sua indignação, sua posição contraria a um futuro que se desenha e não aceita. Proteste, explique aos outrosw o porque de sua indignação mas, não jogue fora seu precioso espaço e oportunidade para ajudar a outros a compreender a situação de armadilha em que vivemos, mostre a armadilha lulla/dillma e josé desceu, ptralhas, oposição e situação, todos farinha do mesmo saco. Necessitamos de novidade, gente nova e honesta, vote 99 em 2010. sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1175)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca