Dinheiro
18/12/2008 - 15h00

Casa Branca considera falência "ordenada" no setor automobilístico

Publicidade

da Folha Online

O governo americano considera como saída para a situação de crise em que se encontram as principais montadoras do país --GM, Ford e Chrysler-- um processo "ordenado" de falência no o setor automobilístico, disse nesta quinta-feira a porta-voz da Casa Branca, Dana Perino.

"O presidente não vai permitir um colapso desordenado das empresas" automobilísticas, disse Perino. "Um colapso desordenado seria algo caótico e causaria um choque" na economia americana, que já se encontra em recessão.

"Há um modo mais ordenado de se lidar com falências, que parece um pouco mais suave. Acredito que é disso que estamos falando", acrescentou.

A porta-voz destacou que há diversas abordagens para ajudar as montadoras, como empréstimos de curto prazo com recursos do pacote de US$ 700 bilhões aprovado em outubro para --em princípio-- salvar bancos em dificuldades. O presidente americano, George W. Bush, no entanto, já se opôs a essa medida antes e os republicanos são fortemente contra essa proposta.

Segundo Perino, um dos fatores que tem atrasado o anúncio de um plano para resgatar as montadoras é a discussão entre o governo e as diversas partes envolvidas no setor automobilístico, como sindicatos e acionistas. "Essa é uma das considerações a que temos nos entregado", disse. "Em qualquer cenário que elaboremos, todos os participantes terão de tomar decisões duras."

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca